Canal Memória

canal_memoria

Canal Memória é um programa destinado a nossa história. Com aproximadamente 3 minutos de duração, as exibições possibilitam a reflexão de momentos importantes da nossa vida, com um olhar especial para os catarinenses. A produção é dirigida por Zeca Nunes Pires e editada pelos estudantes de cinema da UFSC, Andersson Brito e Jefferson Moreira.

EDIÇÕES

Willy_Sievert
Willy Sievert e os cinejornais de Blumenau
Willy Sievert filmou a cidade de Blumenau no período de 1950 a 1983. Deixou um legado cerca de 70 horas de imagens em 16 mm. Sievert, ilustre comerciante e cidadão de  Blumenau, conheceu essa paixão que o acompanharia praticamente até o fim da vida. Cinéfilo frequentador do Cine Busch, aprendeu a fotografar e a filmar sua cidade, deixando como legado cerca de 70 horas de imagens em 16 milímetros. Até…
grupo_engenho_dtq
Alisson e o Grupo Engenho
Alisson Motta, um dos integrantes do Grupo Engenho, fala sobre o início de uma das bandas de maior sucesso em Santa Catarina, formada por estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina. O trabalho surgiu com o propósito de resgatar as manifestações do folclore de Santa Catarina. O primeiro álbum, "Vou botá meu boi na rua" foi lançado em 1980. Nos anos seguintes o grupo gravou os álbuns “Engenho” e “Força Madrinheira”. Depois de alguns…
gilberto_gerlach_guca
Gilberto Gerlach e o Grupo Universitário de Cinema Amador
Esta edição fala sobre o Grupo de Cinema Universitário (GUCA), responsável pelos primeiros curtas-metragens de ficção em Santa Catarina. O GUCA reuniu-se a partir de fins da década de 1960 para produzir vídeos em 16mm nas cidades de Florianópolis e de São José. O grupo tinha por referência a poesia concreta dos irmãos Campos, de Décio Pignatari e todo um repertório visual fornecido por este movimento. Esses jovens produziam filmes de…
fernando_delatorre_dtq
Fernando Delatorre e o MIS de Balneário Camboriú
Fernando Delatorre está montando um dos maiores acervos particulares de equipamentos de imagem e som do país. O acervo tem aproximadamente 500 peças entre lanternas mágicas, projetores e filmes de diversas bitolas (S8mm; 8 mm; 9,5 mm; 16 mm: 28,5 mm; 35 mm e 70 mm), filmadoras, fotômetros, coladeiras, máquinas fotográficas, lambe-lambe, gramofones, fonógrafo de Thomas Edson, rádios, televisões e muitas outras raridades. Delatorre está construindo um edifício de 6…
ponte_hercio_luz_dtq
Ponte Hercílio Luz, símbolo de Florianópolis
Esta edição do Canal Memória traz trechos do documentário “Ponte Hercílio Luz – Patrimônio da Humanidade”, produzido em 1996 pelo cineasta Zeca Pires. Símbolo de Florianópolis, a construção pênsil foi construída de 1922 a 1926 para ligar a Ilha de Santa Catarina ao continente. O filme é narrado por historiadores, operários, populares, artistas e personalidades, que dão referências históricas ao monumento e mostram como a ponte está incorporada no real e no imaginário…
Salim-Miguel_dtq
Salim Miguel e o processo de criação literária
Um dos mais profícuos escritores de Santa Catarina, Salim Miguel,  autor de livros como  “Nur – na escuridão”,  fala sobre seu processo de criação literária. Neste documentário, Salim Miguel conta sobre sua infância em Biguaçu e os primeiros contatos com a Literatura. Salim Miguel já publicou mais de 30 livros, entre crônicas, contos e romances. Sua obra mais recente é o romance policial "Nós", lançado em 2015 pela Editora da…
Julianelli
Julianelli, o mascate italiano
Nascido em 1883 na cidade de São Constantino di Rivoli, na Itália, José Julianelli veio para o Rio de Janeiro como vendedor ambulante. Por ser um homem múltiplo, também assumiu muitas profissões como dono de circo, ilusionista, sapateiro, cinegrafista, exibidor de filmes, motorista, dono de empresa de ônibus e frete, dono de olaria, químico, fabricante de remédios, entre outras. Mas o que o tornou um homem extremamente popular em vida,…
anacleto
Waldemar Anacleto, o fotógrafo da ilha
Waldemar Anacleto nasceu em agosto de 1923, no bairro Coqueiros, Florianópolis. Foi fotógrafo do Governo do Estado de Santa Catarina entre as décadas de 1950 e 1970. Fotografou  e filmou o Estado e muitos dos seus personagens. Anacleto faleceu em 2003 e deixou um acervo de imagens inestimável para a cultura de Santa Catarina. Esta edição do Canal Memória é uma oportunidade para ter contato com alguns registros feitos por…
Alfredo_Baumgarten
Alfredo Baumgarten, pioneiro do cinema catarinense
Alfredo teve influências marcantes do seu pai, Hermann Baumgarten, herdando deste, não apenas o  jornal Blumenauer Zeitung - primeiro e um dos principais jornais de Blumenau na época - mas, sobretudo, a sólida formação política e religiosa (luterana). Seguindo a tradição do pai, republicano militante, correligionário e companheiro de Hercílio Luz,  Alfredo teve participação ativa na vida política da cidade, por sua atuação jornalística e por sua atuação partidária, como…
Amilton_Alexandre
Amilton Alexandre, o mosquito
Amilton Alexandre foi um militante social, jornalista e blogueiro catarinense, apelidado de Mosquito. Conhecido pela participação na Novembrada, foi um dos sete estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina que organizaram o protesto contra o general João Batista Figueiredo em uma visita em Florianópolis, no dia 30 de novembro de 1979. Preso no dia seguinte e autuado pela Lei de Segurança Nacional, foi absolvido três anos depois. Em 2008, resolveu…
Aluizio_Blasi
Aluízio Blasi e a criação da UFSC
Este episódio do Canal Memória entrevista Aluízio Blasi, um dos participantes da fundação da Universidade Federal de Santa Catarina. Aluízio tinha 32 anos quando assumiu o cargo de Primeiro Secretário Geral da UFSC. Hoje, aos 80, conta com entusiasmo as muitas histórias e dificuldades que foram vividas na década de 60 para transformar o sonho da criação da universidade em realidade. https://www.youtube.com/watch?v=zEZb9Z3qkpk "Canal Memória" é um programa destinado a nossa história. Com três…
Jose_Hamilton_Martinelli
Martinelli, um olhar sobre Santa Catarina
José Hamilton Martinelli foi um pioneiro do cinema, participando do primeiro longa-metragem catarinense “O Preço da Ilusão”, realizado pelo Grupo Sul em 1957. Após o filme, deu continuidade à atividade audiovisual. Gravou para as duas produtoras de Armando Carreirão - Sul Cine Produções e mais tarde da Produções Carreirão – e tinha como roteirista o escritor Salim Miguel. Martinelli costumava contar da grande aventura que era ser o cinegrafista de…
Jose_Poli
José Poli, cineasta de Nova Trento
Natural de Nova Trento, o cineasta José Poli é o destaque desta edição do Canal Memória. Na tentativa de conseguir uma bolsa de estudos, enviou carta aos presidentes do Brasil e dos EUA. Ingressou no instituto de cinema, onde aprendeu as técnicas da sétima arte com o diretor Humberto Mauro, um dos pioneiros do cinema no Brasil. Outra lembrança resgatada por José Poli é a produção do filme "Gracia Ricevuta",…
O_Preco_da_Ilusao
"O Preço da Ilusão", longa catarinense de 1957
A proposta do Cinema Novo atingiu Santa Catarina e, diretamente, o Grupo Sul. Surgiu a ideia de realização de um filme na Ilha de Santa Catarina, como resposta ao “Rio 40 Graus” de Nelson Pereira dos Santos, mostrando, identicamente, alguns aspectos da cidade. Com uma ajuda financeira, lançaram-se à aventura – “ousadia”, no dizer de Eglê Malheiros – de fazer um filme em Florianópolis, em 1957. E fizeram "O Preço…
Silvio_Tendler
O documentário político de Silvio Tendler
Silvio Tendler é considerado um dos mais importantes documentaristas políticos do Brasil. Sua carreira é marcada por filmes sobre a história do país, questões sociais e a ditadura. Já produziu mais de 40 filmes, entre eles "Os Anos JK" (1980) e "Jango" (1984), lançados durante a ditadura militar e homenageados até hoje em festivais internacionais. Nesta edição do Canal Memória, o cineasta fala sobre as dificuldades de produzir filmes durante a…
Edla_von_Wangenheim
Edla von Wangenhein
Esta edição do Canal Memória resgata a história de Edla von Wangenheim, considerada a primeira cineasta catarinense. Edla nasceu em Itajaí em 1905. Quando ainda era criança foi para Mainz, na Alemanha, onde estudou fotografia durante as décadas de 1910 e 1920.Nos meados dos anos 30 importou uma câmera e usou seu olhar sensível e feminino para fazer registros históricos da cidade de Florianópolis e também do interior do Estado. https://www.youtube.com/watch?v=6mjuF-2KGfw "Canal Memória" é um…
Incendio_Assembleia_Legislativa_SC
O incêndio da Assembleia Legislativa em 1956
Em 17 de setembro de 1910, foi inaugurado o novo prédio da Assembleia Legislativa, chamado de Palácio do Congresso do Estado. Foi mandado ser construído pelo governo Gustavo Richard no local onde por um período funcionou a Biblioteca. No ano de 1956 o prédio foi devorado por um incêndio que não só destruiu a maior parte dos documentos que retinha, espelho de uma tradição de 125 anos, como também fez ruir…
Armando_Carreirao
Armando Carreirão e o "Preço da Ilusão"
Armando Carreirão foi o produtor do primeiro longa-metragem realizado em Santa Catarina, “O Preço da Ilusão”. Em 1957, o filme, gravado na Ilha de Santa Catarina, foi uma resposta ao “Rio 40 Graus”, de Nelson Pereira dos Santos. Nascido em Florianópolis, em 1925, Carreirão integrou o Grupo Sul e na década de 60, o catarinense fundou a Produções Carreirão, realizando em torno de 180 filmes, entre cinejornais e documentários. Armando…
canal_memoria
Sobre o projeto Canal Memória
O Canal Memória é um projeto do Núcleo de Produção da TV UFSC. Ao longo de 2013, a equipe coordenada pelo cineasta Zeca Nunes Pires realizou 18 programas destinados a mostrar e refletir sobre a história recente de Santa Catarina. O projeto resgata imagens que fazem parte do Acervo mantido pela TV UFSC. O público tem a oportunidade de ver registros de acontecimentos históricos, cenas cotidianas do passado, além das…
UFSC INCoD TV Brasil EBC

TV UFSC | Canal aberto 63.1 (Sinal Digital) | Canal 15 da NET

Universidade Federal de Santa Catarina

Rua Dom Joaquim, 757 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88015-310

Administração: tvufsc@contato.ufsc.br

Fone: (48) 3721-2803 | (48) 3721-4179

TV UFSC + TV Brasil