Canal Memória

Sobre o projeto Canal Memória

canal_memoria
O Canal Memória é um projeto do Núcleo de Produção da TV UFSC. Ao longo de 2013, a equipe coordenada pelo cineasta Zeca Nunes Pires realizou 18 programas destinados a mostrar e refletir sobre a história recente de Santa Catarina.

O projeto resgata imagens que fazem parte do Acervo mantido pela TV UFSC. O público tem a oportunidade de ver registros de acontecimentos históricos, cenas cotidianas do passado, além das primeiras obras cinematográficas realizadas no Estado.

Os episódios também trazem depoimentos de pessoas que protagonizaram e registraram momentos da  história de Santa Catarina.

Para o coordenador, o processo de pesquisa para o Canal Memória foi uma oportunidade para identificar os acervos existentes e fazer um balanço do estado em que se encontram os registros audiovisuais em Santa Catarina.

Conservação precária, acesso difícil e perda de boa parte dos registros foram alguns dos problemas identificados por Zeca Pires. “A maioria de nossos acervos está sem recursos para acompanhar as vantagens e possibilidades cognitivas e de socialização geradas pelos avanços da tecnologia”, explica.

O projeto teve a participação de Anderson Brito e Jefferson Moreira, estagiários do curso de Cinema da UFSC. A música de abertura foi composta por Silvia Beraldo. As estagiárias do curso de Jornalismo Giuliane Gava e Dayane Ros participaram da gravação do episódio “O documentário político de Silvio Tendler”.

Com 3 a 5 minutos de duração, os 18 programas foram veiculados pela TV UFSC e transformados no DVD “Canal Memória”.

Confira o relato completo: TV UFSC: Canal Memória destaca a história catarinense
UFSC INCoD TV Brasil EBC

TV UFSC | Canal aberto 63.1 (Sinal Digital) | Canal 15 da NET

Universidade Federal de Santa Catarina

Rua Dom Joaquim, 757 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88015-310

Administração: tvufsc@contato.ufsc.br

Fone: (48) 3721-2803 | (48) 3721-4179

TV UFSC + TV Brasil