Canal Memória

Martinelli, um olhar sobre Santa Catarina

Jose_Hamilton_Martinelli

José Hamilton Martinelli foi um pioneiro do cinema, participando do primeiro longa-metragem catarinense “O Preço da Ilusão”, realizado pelo Grupo Sul em 1957. Após o filme, deu continuidade à atividade audiovisual. Gravou para as duas produtoras de Armando Carreirão – Sul Cine Produções e mais tarde da Produções Carreirão – e tinha como roteirista o escritor Salim Miguel.

Martinelli costumava contar da grande aventura que era ser o cinegrafista de quase 200 cinejornais por Santa Catarina e passar por estradas empoeiradas de barro, seguindo por todos os municípios o governador Heriberto Hulse. Dessas imagens, pode capturar o crescimento da cidade, a construção da estrada na serra do Rio de Rastro e a construção da UFSC.

Tinha consciência que fazia uma história oficial, mas no meio de tantas imagens pagas, sobravam algumas que ele e Carreirão optavam em filmar sem o compromisso de um mecenas patrocinador. Hoje, sabemos que todo esse acervo é de imenso valor e, nas palavras do diretor Sylvio Back, “com o passar dos anos suas imagens perderam a pertinência ideológica, mas não a histórica. O tempo as desmobilizou criticamente. Desse utilitário cinema, resta um inestimável retrato do país”.

“Canal Memória” é um programa destinado a nossa história. Com três a cinco minutos de duração, as exibições possibilitam refletir sobre momentos importantes da nossa vida, com um olhar especial para os catarinenses. A direção é de Zeca Nunes Pires. Edição e gravação por Jefferson Moreira e Anderson Brito. 

UFSC INCoD TV Brasil EBC

TV UFSC | Canal aberto 63.1 (Sinal Digital) | Canal 15 da NET

Universidade Federal de Santa Catarina

Rua Dom Joaquim, 757 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88015-310

Administração: tvufsc@contato.ufsc.br

Fone: (48) 3721-2803 | (48) 3721-4179

TV UFSC + TV Brasil