Canal Memória

Gilberto Gerlach e o Grupo Universitário de Cinema Amador

Esta edição fala sobre o Grupo de Cinema Universitário (GUCA), responsável pelos primeiros curtas-metragens de ficção em Santa Catarina. O GUCA reuniu-se a partir de fins da década de 1960 para produzir vídeos em 16mm nas cidades de Florianópolis e de São José.

O grupo tinha por referência a poesia concreta dos irmãos Campos, de Décio Pignatari e todo um repertório visual fornecido por este movimento.

Esses jovens produziam filmes de ficção e documentário em plena ditadura militar brasileira, questionando a ordem social, a política e os comportamentos vigentes, resultando numa poética fílmica singular. Dentre os filmes por eles realizados, encontra-se “Novelo” (1968), “No Elevador” e “Nau Fantasma”.

“Canal Memória” é um programa destinado a nossa história. Com três a cinco minutos de duração, as exibições possibilitam refletir sobre momentos importantes da nossa vida, com um olhar especial para os catarinenses. A direção é de Zeca Nunes Pires. Edição e gravação por Jefferson Moreira e Anderson Brito.