Canal Memória

Alfredo Baumgarten, pioneiro do cinema catarinense

Alfredo_Baumgarten

Alfredo teve influências marcantes do seu pai, Hermann Baumgarten, herdando deste, não apenas o  jornal Blumenauer Zeitung – primeiro e um dos principais jornais de Blumenau na época – mas, sobretudo, a sólida formação política e religiosa (luterana).

Seguindo a tradição do pai, republicano militante, correligionário e companheiro de Hercílio Luz,  Alfredo teve participação ativa na vida política da cidade, por sua atuação jornalística e por sua atuação partidária, como membro da Ação Integralista Brasileira, pela qual foi eleito vereador em 1934, tendo sido vice-presidente da legislatura presidida por Ferreira da Silva.

Como em outros estados brasileiros, em Santa Catarina, a Ação Integralista Brasileira, fundada e dirigida por Plínio Salgado, ganhou terreno facilmente. Nos municípios onde predominavam descendentes de imigrantes europeus, o movimento aumentava dia-a-dia.

O regime constitucional (1934 -1937) foi de curta duração, pois em 1937, Getúlio Vargas implantou a ditadura, e Alberto Stein, ex-comandante da Marinha Mercante, eleito em 1936 pelo Partido Integralista, governou no período de 1° de março de 1936 até 11 de janeiro de 1938.

A Câmara Municipal, neste período, era formada por 15 vereadores. Doze deles eram adeptos da Ação Integralista Brasileira, entre os quais Alfredo Baumgarten. Numa das maiores concentrações políticas de Santa Catarina, os integralistas reuniram cerca de 15 mil “camisas verdes” na cidade de Blumenau em outubro de 1935.

Um evento que, como outras reuniões de menor porte, Baumgarten não deixou de documentar. O Canal Memória exibe 4 minutos do Congresso Integralista 07 de outubro de 1935, filmados por Baumgarten.

“Canal Memória” é um programa destinado a nossa história. Com três a cinco minutos de duração, as exibições possibilitam refletir sobre momentos importantes da nossa vida, com um olhar especial para os catarinenses. A direção é de Zeca Nunes Pires. Edição e gravação por Jefferson Moreira e Anderson Brito. 

UFSC INCoD TV Brasil EBC

TV UFSC | Canal aberto 63.1 (Sinal Digital) | Canal 15 da NET

Universidade Federal de Santa Catarina

Rua Dom Joaquim, 757 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88015-310

Administração: tvufsc@contato.ufsc.br

Fone: (48) 3721-2803 | (48) 3721-4179

TV UFSC + TV Brasil