Cinema Catarinense

cinema_catarinense

Produções catarinenses ou que tratem do estado de Santa Catarina.

EDIÇÕES

cinema_catarinense
Guerra do Brasil
Entre 1864 e 1870, a América do Sul é palco do maior e mais sangrento conflito armado do século, conhecido como a "Guerra do Paraguai", quando mais de um milhão de pessoas morreram. O filme desmascara a história oficial, que mitificou certos vultos como o Duque de Caxias, até hoje tido como herói. Misturando ficção e documentário, o filme foi feito com base no trabalho de pesquisadores dos países latinos…
cinema_catarinense
Rádio Auriverde
O documentário Rádio Auriverde, do diretor Sylvio Back, discute a participação brasileira na Segunda Guerra Mundial, através da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Com imagens e sons inéditos de Carmen Miranda e do Brasil da época, o filme penetra no desconhecido universo da guerra psicológica que conturbou a presença da FEB na Itália (1944-45). Através das musicalmente alegres e debochadas transmissões de uma rádio clandestina, tema-tabu entre os pracinhas, o filme…
cinema_catarinense
República Guarani
Através de imagens de arquivos e depoimentos de célebres historiadores das mais diversas nacionalidades e linhas de pesquisa, Sílvio Back remonta os passos das missões jesuíticas que aportaram no Brasil e na América do Sul no século dezessete para compreender as formações e os costumes das antigas comunidades indígenas nativas que foram dizimadas pelo homem branco.
cinema_catarinense
Revolução de 30
O documentário Revolução de 30, tem direção de Sylvio Back. O filme trata do movimento tenentista e da Revolução de 1930, com comentários dos historiadores Bóris Fausto, Edgar Carone e Paulo Sérgio Pinheiro. Revolução de 30 é um filme-colagem de uma trintena de documentários e filmes de ficção dos anos 20, culminando com cenas inéditas da Revolução de 1930. Todo em preto-e-branco, o principal tônus é a excelência restauração fotográfica…
cinema_catarinense
Aleluia, Gretchen
Uma família foge da Alemanha nazista, desembarcando no Brasil por volta de 1937. Ao chegar, compra um hotel no interior do Paraná, que se torna ponto de simpatizantes do nazismo, apesar do chefe da família ter ideias mais liberais. Só que seus integrantes encontram muitos problemas de adaptação à essa nova terra, além de terem que enfrentar os traumas da guerra.
cinema_catarinense
A Guerra dos Pelados
O filme lembra o episódio histórico da Guerra do Contestado (1912-1916) no outono de 1913, no interior de Santa Catarina. O conflito envolvia a concessão de terras a uma companhia da estrada de ferro estrangeira para explorar as riquezas naturais através de uma serraria subsidiária e a ameaça de redutos messiânicos de posseiros expropriados. Por exigência dos “coronéis”, forças militares regionais e o Exército nacional intervêm. Chamados de “pelados” por…
cinema_catarinense
Lance Maior
Mário (Reginaldo Faria), um bancário e estudante universitário, enfrenta, ao mesmo tempo, uma greve no emprego, uma crise pessoal de identidade e a dúvida entre o engajamento político e a ambição. Sua vida emocional também se encontra confusa. Ele não consegue se decidir entre duas garotas: Cristina (Regina Duarte), rica, feliz, liberal e a comerciária e militante política Neusa (Irene Stefânia), sensual, mas inexperiente, cujo maior desejo é escapar da…
cinema_catarinense
Lost Zweig
O filme Lost Zweig, de Sylvio Back, baseado em fatos reais, parte do livro Morte no Paraíso, do jornalista Alberto Dines, relata a vinda do escritor judeu Stefan Zweig com sua esposa ao Brasil, até seu suicídio em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Última semana de vida do austríaco Stefan Zweig, autor do livro Brasil, País do Futuro, e de sua jovem mulher Lotte que, em um pacto cercado de…
cinema_catarinense
Vento Sul
Uma velha se joga do penhasco e vê a vida passar diante de seus olhos. De um parto macabro até o conflito com a comunidade na vida adulta, ela faz uma revisão irônica de sua vida como bruxa ilhoa.
cinema_catarinense
Caminho das Ostras
Desde o início da década de 1990, o cultivo de ostras passou a ser ainda mais incentivado para que os filhos de produtores dessem continuidade à essa atividade. Desde então, o litoral catarinense é responsável por cerca de 95% das ostras consumidas no Brasil. Durante os anos, muitas mudanças aconteceram. Conheça o caminho da ostra, desde o cultivo até o prato da população.
cinema_catarinense
Cinemaiêutica
Roberto tenta convencer seu amigo André de que ambos estão dentro de um filme. Para convencê-lo, o amigo viaja pela linguagem e pelas referências do cinema.
cinema_catarinense
A Magia do Cinema na Ilha
A série com três capítulos de 26 minutos aborda todo o processo de preparação e filmagem da obra “A Antropóloga”, de Zeca Nunes Pires. A história é contada a partir de depoimentos da equipe de produção, do elenco e da comunidade. O primeiro capítulo do seriado conta os bastidores do "A Antropóloga" de Zeca Pires, funcionário do Núcleo de Produção da TV UFSC. "A Pré-Produção" mostra essa fase importante do…
cinema_catarinense
Salim na Intimidade
O filme retrata a vida e obra do escritor catarinense Salim Miguel. No documentário, há entrevistas do autor em diferentes épocas e depoimentos de amigos, colegas artistas e intelectuais, parentes e outras testemunhas e participantes de sua história. O filme aborda os enfrentamentos estéticos e políticos, o projeto do primeiro longa-metragem catarinense, o episódio do incêndio da livraria e, claro, o encontro com a esposa, Eglê Malheiros.
cinema_catarinense
A Vida de Waldir Brazil
Em 1920, enquanto a arte de atuar engatinhava na ilha, em Coqueiros nascia Waldir Brazil, ator, cantor, compositor e apresentador nas rádios de Florianópolis. O filme A Vida de Waldir Brazil, dirigido por Neno Brazil, relembra a infância, o primeiro contato com a arte, a magia do teatro e a trajetória do artista no tempo em que quem fazia teatro era desocupado e mulher era prostituta. Ele estreou como ator…
cinema_catarinense
Caminhos de Valda
Valda pintou a ilha e seus costumes, as comunidades, o folclore. O documentário Caminhos de Valda recupera a atualidade da obra da pintora Valda Costa, que viveu em Florianópolis e conviveu com uma inovadora geração de artistas nas efervescentes décadas de 70 e 80 na capital catarinense. O filme traz depoimentos de Rodrigo de Haro, Janga, Pedro Heil, Jayro Schmidt, além de familiares, marchands e amigos que conviveram com a…
cinema_catarinense
Rio Uruguai
Especial Rio Uruguai – das nuvens às corredeiras apresenta um levantamento da bacia do Rio Uruguai, desde as nascentes na Serra Geral até as corredeiras no extremo oeste catarinense.  O documentário, retrata trechos da expedição do Instituto Ekko Brasil no Rio Uruguai, foi dirigido por Neno Brazil e produzido pela Cristal Broadcast, de Florianópolis. O Instituto, através do Programa Turismo Sustentável – Rio Uruguai, com patrocínio do Funturismo, faz um levantamento…
cinema_catarinense
Ariano Suassuna
Entrevista com Ariano Suassuna dentro do programa Pensamento Próprio, produzido pelo Instituto de Estudos Latino Americanos (IELA) da UFSC. Dramaturgo, romancista e poeta, Suassuna foi um ferrenho defensor da cultura do Nordeste e autor do Auto da Compadecida e A Pedra do Reino.
cinema_catarinense
Coral UFSC - 50 anos
O documentário “Coral UFSC – 50 anos” reúne depoimentos de pessoas que participam e participaram do coral universitário e contam os momentos e fatos que marcam os 50 anos de história do Coral da Universidade Federal de Santa Catarina. Criado após o terceiro ano de fundação da UFSC, o Coral foi a primeira manifestação artística fomentada por nossa Universidade. Sob a batuta dos maestros Acácio Santana, Severina Borges e Miriam Moritz,…
cinema_catarinense
A antropóloga
Costa da Lagoa, reduto açoriano na ilha de Santa Catarina. Malú (Larissa Bracher) tem 33 anos e realiza no local sua pesquisa de doutorado na área de etnobotânica. Com dona Ritinha (Sandra Ouriques) ela aprende a cultura mística que os descendentes açorianos mantém viva. Ao acompanhar o tratamento com ervas aplicado em Carolina (Rafaela Rocha de Barcelos), Malú subitamente tem contato com o sobrenatural. Ela passa a enfrentar o ceticismo científico,…
cinema_catarinense
O Contestado, restos mortais
"O Contestado – Restos Mortais” é o resgate mítico que conta com depoimentos de  trinta médiuns em transe da chamada Guerra do Contestado (1912-1916). A guerra envolveu milhares de civis e militares, em uma disputa de terras  e fronteiras entre o  Paraná e Santa Catarina. Além disso, a guerra proporcionou um surto messiânico de grandes  proporções. O filme é dirigido pelo cineasta, poeta roteirista e escritor, Sylvio Back. Ex jornalista e crítico…
cinema_catarinense
A luz de Schwanke
A linha de investigação desse documentário é a luz o claro-escuro em variados aspectos na obra do catarinense Luiz Henrique Schwanke (19511992), artista contemporâneo de grande expressividade na Geração 80. O facho de luz deixado por Schwanke parte de seu deslumbre frente ao Renascimento até o brilho intenso e difuso da Pós-Modernidade pelos fios da Pop Art, arte conceitual e Novo Realismo. O artista recebeu mais de 30 premiações em…
cinema_catarinense
Alva Paixão
O curta de Maria Emília Azevedo conta as dificuldades e angústias de Cruz e Sousa a partir de uma conversa imaginária dele com um amigo, enquanto se encontrava doente.  João da Cruz e Sousa, tísico e cansado, envelhecido precocemente, diante de Nestor Vítor remete-se a lembranças. As recordações são marcadas pelo dilema entre o equilíbrio que representa o alvo e a paixão soprada da África. O flash back interrompe em contraponto…
cinema_catarinense
Roda dos Expostos
Roda dos expostos ou dos enjeitados nome dado ao mecanismo adotado por instituições religiosas da Idade Média onde crianças não desejadas eram abandonadas por seus pais. O filme é uma simbologia dessa prática, abordando o abandono e a exposição humana como condição cíclica e inevitável. Gira em torno do personagem central Hector, condenado pelo seu alter ego a repetir infinitamente nomes femininos que representam as mães que abandonaram seus filhos.
cinema_catarinense
A TV em Santa Catarina
O documentário exibe toda a história da televisão em Santa Catarina, desde a TV Piratini, TV Florianópolis, TV Coligadas, TV Cultura, TV Catarinense, entre outras, até os tempos de hoje.
cinema_catarinense
Mulheres da Terra
O documentário retrata a intensa relação das mulheres do oeste de Santa Catarina com a terra, as plantas e sementes, produzido pela Plural Filmes e dirigido por Márcia Paraiso. As filmagens aconteceram nos municípios de Marema, Mondaí, São Miguel do Oeste, Chapecó, Anchieta e Palmitos em Santa Catarina. Todas as mulheres entrevistadas fazem parte do Movimento de Mulheres Camponesas de Santa Catarina (MMC/SC), que tem como um dos principais projetos o…
cinema_catarinense
Entre a Ficção e a Realidade
O programa apresenta a gravação do debate “Entre a Ficção e a Realidade”, entre o diretor Sylvio Back e os professores Paulo Pinheiro Machado, autor do livro “Lideranças do Contestado” e Jair Fonseca, professor do Curso de Cinema da UFSC e um dos idealizadores do projeto. No encontro, os convidados discutiram sobre o documentário “O Contestado – Restos Mortais” de Sylvio Back, que traz depoimentos de especialistas e envolvidos na…
cinema_catarinense
Abayomi: Corpo em Trânsito
Mini-documentário realizado pelo Coletivo Nó Cultural sobre o Grupo de Dança e Percussão Afro Abayomi. O vídeo traz a experiência do grupo Abayomi no projeto Corpo em Trânsito, em que foram feitas intervenções de dança e música de matriz africana em locais públicos de Florianópolis. O projeto iniciou-se em 2011 de forma espontânea a partir da demanda por apresentações de baixo custo em espaços públicos. Em 2012 foi contemplado com o Fundo…
cinema_catarinense
Além do Samba
O Brasil comporta a maior população negra no mundo fora da África. No entanto, ao longo de 500 anos de história, a população negra só é percebida e reconhecida por muitos de seus conterrâneos no carnaval. O documentário “Além do Samba, a resistência afro-brasileira” dá visibilidade à presença dos afro-descendentes através de depoimentos de populares, intelectuais e artistas, penetrando o cotidiano de 18% de uma população de aproximados 300 mil…
cinema_catarinense
Memórias de Jorge Lacerda: uma época de ouro da política catarinense
O documentário mostra a vida e a obra do ex-governador Jorge Lacerda resgatando detalhes de uma época em que Santa Catarina vivia o seu auge na história política nacional e a trama que resultou na perda de três dos seus maiores líderes. O projeto é dirigido por Roberto Westrupp, neto do político.
cinema_catarinense
De Saint-Exupéry a Zeperri
O documentário traz à tona a biografia de um dos mais renomados pilotos da companhia de correio aéreo francesa: Antoine de Saint-Exupéry. Também autor de um dos maiores best-sellers universais, O Pequeno Príncipe, Saint-Exupéry é considerado como o “poeta da aviação”. Em suas paradas na região do Campeche, Florianópolis, o piloto-escritor teria conhecido pescadores e seu nome de difícil pronúncia incitou, entre os moradores, o apelido “Zeperri”, cristalizado na cultura…
cinema_catarinense
Aplausos
O documentário mostra o trabalho feito dentro das APAE's contando com testemunho de funcionários. Os obstáculos e a simplicidade com que seus alunos vivem revelam quão prazeroso e gratificante torna-se a atividade nestas instituições.
cinema_catarinense
Enxó da Ribeira
O documentário “Enxó da Ribeira”, de Francis Silvy, registrou o método tradicional de se construir uma canoa feita de uma única árvore, desde o recolhimento da tora de Garapuvu – encontrada caída no mato depois de uma ventania – ao acabamento.
cinema_catarinense
Caminhos do Divino
Um documentário sobre a festa mais popular do litoral catarinense, que mescla depoimentos sobre a importância cultural do culto ao Divino Espírito Santo, contando a história e as origens da tradição.
cinema_catarinense
Olhar de um Cineasta
Aspectos da vida e obra do cineasta catarinense Marcos Farias recriam sua trajetória regional e nacional, utilizando-o como interlocutor para a interpretação do pensamento de uma época. Cenas de seus filmes e entrevistas com personalidades, que com ele participaram do movimento Cinema Novo, discutem a prática cinematográfica do antes e agora.
cinema_catarinense
Bruxa Viva
Filme de curta-metragem dirigido pela cineasta Lena Bastos em 1998. "Bruxa Viva" fala sobre as bruxas que são ligadas à natureza de Florianópolis e a especulação imobiliária que ocupa as áreas verdes da Ilha da Magia. O filme foi inspirado na poesia Marginália II, escrita por Torquato Neto e interpretada por Gilberto Gil.
cinema_catarinense
O Mundo Ovo de Eli Heil
O documentário apresenta a obra da catarinense Eli Heil. Mostra a artista em seu Mundo Ovo, ateliê e museu, em Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis, cercada de seus trabalhos, representativos de diferentes períodos e organizados conforme critério museológico próprio da artista.
cinema_catarinense
Assalto ao trem pagador
Um docudrama. Este é o formato escolhido pelo cineasta Ernoy Mattiello para recriar o cenário do primeiro atentado contra um trem pagador na América Latina, mais precisamente na Região do Contestado, onde mais tarde se originaria o município de Pinheiro Preto. Entre divergências dos contos populares e a oficialização dos fatos, o filme conta que no dia 24 de outubro de 1909 um ex-combatente da Revolução Federalista, então empreiteiro e…
cinema_catarinense
Um tiro na asa
O curta-metragem relata a história de Antônio, assediado pelo torturador de seu pai, morto nos porões da ditadura militar. A obsessiva perseguição inicia-se virtualmente. As frequentes mensagens no computador apresentam enigmas que reproduzem a perseguição ao seu pai. Angústia multiplicada em razão da frieza calculada do carrasco que envia mapas e frases inacabadas repetindo o passado e os labirintos que sugerem a presença do pai desaparecido. O filme propõe a…
cinema_catarinense
Martinho de Haro - A Cidade Reinventada
O documentário marcou o centenário de Martinho de Haro (1907-1985), e conta a trajetória do artista catarinense e sua obra por meio de depoimentos de historiadores, críticos, curadores e artistas catarinenses.
cinema_catarinense
Desafios SC - Histórias de sucesso no mundo dos negócios
A trajetória do empreendedorismo e do marketing em Santa Catarina a partir dos anos 1980. O documentário Desafios SC - Histórias de sucesso no mundo dos negócios apresenta o cenário da gestão empresarial no Estado, situando diferentes períodos do desenvolvimento econômico dentro do contexto nacional e mundial, através de relatos de personalidades do mundo dos negócios. No DVD, há também o DOC ADVB/SC, uma seleção de peças publicitárias e depoimentos…
cinema_catarinense
Modernos do Sul
De 1947 a 58, o Círculo de Arte Moderna, conhecido mais tarde como Grupo Sul, publicou em Santa Catarina a revista SUL, editou livros, encenou peças teatrais, promoveu exposições de arte, fundou o primeiro clube de cinema catarinense e foi o pioneiro na sétima arte, realizando o primeiro longa-metragem do estado, O Preço da Ilusão. Modernos do Sul conta a história de um tempo e de um coletivo que tinha…
cinema_catarinense
Outono
O documentário Outono, aborda os contrastes e extremos encontrados em Florianópolis e como isso vem crescendo a cada ano. De um lado o crescimento desordenado e a imposição de outras culturas, e do outro, o antigo açoriano, com sua própria cultura e crenças, cada vez mais raro hoje em dia.
cinema_catarinense
Heimatland
O documentário mostra a festa mais típica de Piratuba.  São as alegrias da festividade alemã, vividas em Heimatland.
cinema_catarinense
Ganchos: Entre Mares e Montanhas
De Tatiana Kviatkostki. O filme conta a história da cidade de Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis através de depoimentos dos moradores aliados a cenas da rotina do município.
cinema_catarinense
Ilha
Ilha foi realizado em 2001 e recebeu vários prêmios em Festivais de Cinema pelo país. O filme, dirigido por Zeca Pires, narra a relação de um pai que abandona esposa e filha. Com uma impecável fotografia, o curta recebeu diversos prêmios por Festivais nacionais de cinema. As filmagens do curta Ilha foram realizadas nos municípios de Florianópolis, Urubici e Angelina.
cinema_catarinense
Religiosidade Popular
O museológo e historiador Gelci José Coelho, o Peninha, percorreu Santa Catarina buscando manifestações religiosas do povo. Tradições como a dos presépios em jardins, do catumbi e do mastro de São Sebastião são contadas no documentário filmado entre 2002 e 2003 e dirigido por Francis Silvy.
cinema_catarinense
A volta de um desterrado
Especial de 150 anos de Cruz e Souza - Semana Ousada de Artes 2011
cinema_catarinense
As Cores de Lá
O documentário musical produzido e editado pela equipe da Gerência de Tecnologias Educacionais da Secretaria de Estado da Educação é um projeto inédito que propõe a divulgação da cultura local e regional de Santa Catarina, integrando as diversas mídias na aprendizagem.
cinema_catarinense
Ponte Hercílio Luz: Patrimônio da Humanidade
cinema_catarinense
Lurdinha, a Vendedora de Ilusões
Uma abordagem poética sobre a importância de personagens que poderiam ficar no anonimato, mas que se tornam um elo entre a vida privada e coletiva da população urbana. O documentário de curta-metragem “Lurdinha, a Vendedora de Ilusões” enfoca, acima de tudo, a arte de viver da personagem que fez de “sua sorte” um exercício de criatividade e prazer.
cinema_catarinense
Memorável Trem de Ferro
Documentário produzido para celebrar o centenário da Ferrovia São Paulo - Rio Grande. São cem anos de uma história que se passa em quatro estados do país, contada em 18 entrevistas. Depoimentos de historiadores com titulação de doutores no assunto, além de ferroviários aposentados e até mesmo colonizadores da região do Contestado. Cada um ao seu jeito contribuiu para a construção dessa teia fragmentada, que agora é um filme.A construção cinematográfica…
cinema_catarinense
Fortalezas da Ilha
O Projeto Fortalezas da Ilha de Santa Catarina começou em 1989, restaurou e mantém as fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim, São José da Ponta Grossa e Santo Antônio de Ratones. Com iniciativa da SECARTE/UFSC, produção e direção de Tatiana Kviatkoski, o vídeo traz a história, o processo de restauração e as atividades culturais disponíveis nas fortalezas.
cinema_catarinense
Ritinha
O cotidiano do casal Juca (Giuseppe Oristanio) e Ritinha (Daniela Escobar), pescador e rendeira, se modifica a medida em que a cidade começa a fazer parte de suas vidas. Ela sente-se fascinada, ele oprimido. Ambos buscam saídas para esta situação. Cada um a seu modo. O filme "Ritinha", 35mm, curta-metragem de 23 minutos, com Roteiro e Direção de Antonio Celso dos Santos é uma adaptação do conto premiado "Ritinha", do escritor catarinense…
cinema_catarinense
Memórias do Colégio
Documentário que conta os 50 anos de história do Colégio de Aplicação da UFSC.
cinema_catarinense
Franklin Cascaes
Documentário comemorativo ao centenário de Franklin Cascaes.
cinema_catarinense
Vide o Vídeo Vida
Esta edição do Cinema Catarinense conta a história de Elbe Duarte Araújo, um artista plástico catarinense que teve sua primeira exposição em 1968. Nascido em Laguna em 1941, radicou-se em Florianópolis quando criança e desde cedo demonstrava aptidão para a pintura. O vídeo mostra imagens das obras e uma entrevista com o artista, onde ele relembra a história do grupo "Nossa Arte", importante marco das artes plásticas da Ilha das…
UFSC INCoD TV Brasil EBC

TV UFSC | Canal aberto 63.1 (Sinal Digital) | Canal 15 da NET

Universidade Federal de Santa Catarina

Rua Dom Joaquim, 757 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88015-310

Administração: tvufsc@contato.ufsc.br

Fone: (48) 3721-2803 | (48) 3721-4179

TV UFSC + TV Brasil