Cinema Catarinense

A Magia do Cinema na Ilha

A série com três capítulos de 26 minutos aborda todo o processo de preparação e filmagem da obra “A Antropóloga”, de Zeca Nunes Pires. A história é contada a partir de depoimentos da equipe de produção, do elenco e da comunidade. O primeiro capítulo do seriado conta os bastidores do “A Antropóloga” de Zeca Pires, funcionário do Núcleo de Produção da TV UFSC. “A Pré-Produção” mostra essa fase importante do que é o planejamento de filme e também a forma “suis generis” que foi preparar um longa-metragem na Costa da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, contada pela equipe, elenco e comunidade.

O segundo capítulo “A Filmagem” mostra a magia dessa etapa de um filme, a qual o dramaturgo francês, Jean-Claude Carriére a compara poeticamente como a transformação de uma larva em borboleta. Evidentemente que essa magia foi dificultada pela primeira experiência da equipe em realizar um longa-metragem, sobretudo, num local onde só se tem acesso por barco ou a pé, por trilha. Esta etapa foi realizada em 45 dias, de 1 de setembro a 15 de outubro de 2006. Contando com aproximadamente 60 pessoas entre equipe e elenco, o filme teve que contar com a colaboração e a generosidade daquela comunidade. Além disso, a economia do local baseada nos restaurantes, em época de baixa temporada, foi movimentada com a produção que alugou casas, barcos, cathering, entre outros objetos, tudo da comunidade da Costa da Lagoa. “Foram 45 dias inesquecíveis”, lembra a protogonista, Larissa Bracher, única atriz contratada de fora de Santa Catarina.

A finalização e a estreia do “A Antropóloga” nos cinemas comerciais da Ilha de SC é o tema do último capítulo. Montado por Giba Assis Brasil, com música de Silvia Beraldo, finalização de som Léo Gomes e tendo a Casablanca/Teleimage como parceira na finalização do filme, “A Antropóloga” ficou 4 meses em cartaz nos cinemas comerciais de Floripa, foi exibido nacionalmente nos circuitos alternativos de cinema, participou de vários festivais de Cinema e até hoje é exibido em canais de televisão.

A produção foi da TVUFSC, UNiSUL, com o apoio da UDESC. Os capítulos tiveram imagens gravadas por Anderson Brito e Gustavo Moritz e foi editado por Carol Morgam, todos alunos do Curso de Cinema da UFSC.

:: Créditos:

Produção, Direção e Direção de Fotografia
Rafael Gué Martini

Edição
Carol Morgan
Rafael Gué Martini

Operadores de câmera
Anderson Brito
Gustavo Moritz

Assistente de áudio
Ricardo Moreira

Lúcio Giovanela