29 DE julho DE 2021

Especial “Criciúma faz Cinema” destaca a produção cinematográfica do sul de SC

Francelina Vaz Franco, que atua no filme "As Escolhedeiras"

Francelina Vaz Franco, que atua no filme “As Escolhedeiras”

A TV UFSC exibe neste mês de agosto o especial “Criciúma faz Cinema”, que destaca a produção audiovisual realizada no sul do estado. Serão exibidos cinco curta metragens: “O Pai” (2019, 04 min.), “O Cinema” (2019, 06 min.), “As Escolhedeiras” (2019, 16min.), “Era uma vez fitas, dvds e blu-rays” (2013, 17 min.) e “Domingos Bugreiro” (2017, 19 min).Todos são produções do Polo de Cinema Criciúma.

O especial “Criciúma faz Cinema” vai ao ar nos domingos de agosto às 14h30, com reprise nas quartas-feiras seguintes, às 20h. A estreia é com o curta “O Pai”, que será exibido neste domingo dia 01/08. 

O Polo – O Polo de Cinema Criciúma é formado pelo geólogo Sander Hahn, pelo biólogo e professor Marcello Zapelini da Rosa e pelo doutorando em Ciências da Linguagem, Leandro De Bona Dias. Amantes do cinema, os três lançaram a primeira obra em 2013, “Era uma vez fitas, dvds e blu-rays”. 

Gravado na locadora que Sander possuía desde 1986, o filme presta uma homenagem a este espaço que se tornou obsoleto com a chegada dos canais de streaming. “Na locadora, conheci um monte de gente, muitas pessoas que gostavam de cinema. Em 2016, fechei a locadora e fundei com meus sócios Marcelo e Leandro o Polo de Cinema Criciúma. E começou a nossa carreira de fazer filmes”, explica Sander.  

Participação em festivais – De lá para cá, o grupo já realizou mais de 10 produções, algumas selecionadas para editais de fomento, festivais no Brasil e no exterior. E com premiações. O filme “Domingos Bugreiro” venceu na categoria de melhor som na Mostra Curtas Catarinense do Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM) em 2018.

A temática das obras é variada: desde homenagens ao cinema, passando por relacionamentos familiares, pela exploração dos trabalhadores do carvão, pelas marcas da ditadura militar, até violência contra os povos indígenas, entre outros. No momento, a equipe se prepara para lançar três curtas, todos produzidos este ano: “Alimentando (um) monstro em minha casa”, “O professor que sabia demais” e “Marion, galos e passarinhos”.

Espaço para produção independente – Com o especial “Criciúma faz Cinema”, é a primeira vez que as produções do Polo são exibidas por uma emissora de televisão. E a proposta da TV UFSC é ampliar cada vez  mais o espaço a produtores independentes, que muitas vezes encontram dificuldade em acessar canais de TV.

“Sabemos da importância que a TV UFSC tem como uma ferramenta de divulgação para o audiovisual do Estado, principalmente por estar em Canal Aberto de TV Digital , e também, no Canal 15 da Claro TV da Grande Florianópolis”, explica o diretor Thesta Marques. “A TV UFSC vem buscando nos últimos anos renovar a sua grade de programação e está aberta a parcerias com produtores independentes de Santa Catarina”, afirma o diretor.

:: Serviço

O quê: Especial “Criciúma faz Cinema” com exibição dos curta-metragens “O Pai” (2019, 04 min.), “O Cinema” (2019, 06 min.), “As Escolhedeiras” (2019, 16min.)

Programação:

O Pai :: 01/08/21 às 14h30 e reprise dia 04/08/21 às 20h.

– O Cinema :: 08/08/21 às 14h30 e reprise dia 11/08/21 às 20h.

– As Escolhedeiras :: 15/08/21 às 14h30 e reprise dia 18/08/21 às 20h.

– Era uma vez fitas, dvds e blu-rays :: 22/08/21 às 14h30 e reprise dia 25/08/21 às 20h.

– Domingos Bugreiro :: 29/08/21 às 14h30 e reprise dia 01/09/21 às 20h.


Como assistir à TV UFSC:
canal aberto digital 63.1 e canal 15 da Claro/NET Grande Florianópolis


Sinopes:

O Pai: Um homem moribundo recebe a visita de seu filho, trazendo à tona os traumas do passado.

O Cinema: Um morador de rua busca uma maneira de ir ao cinema uma última vez.

As Escolhedeiras: A memória das escolhedeiras de carvão do sul de Santa Catarina é tema deste documentário que traz relatos orais, fotos e vídeos de um grupo marginalizado na historiografia tradicional.

Era uma vez fitas, dvds e blu-rays: O filme trata do surgimento de novas mídias que facilitaram o acesso aos filmes, muitas vezes de forma ilegal, e o impacto causado nas videolocadoras. Também satiriza os clientes típicos como aqueles que querem só os lançamentos, filmes indicados ao Oscar, filmes dos cartazes, e aqueles que têm preconceito contra produções brasileiras e filmes antigos.

Domingos Bugreiro: O interior da Mata Atlântica em Santa Catarina é palco de um conflito entre os nativos da tribo Xokleng e os imigrantes europeus. Nesse cenário surgem os bugreiros, homens responsáveis por dizimar milhares de nativos, contratados pelo governo da província para assentar os imigrantes. Em meio a isso, uma família de colonos com sangue indígena vive sua rotina de trabalho em sua propriedade quando é vítima de um massacre, a mando de um latifundiário. Passados trinta anos, o único sobrevivente, Antônio, atormentado por lembranças, sai em busca de vingança. Mesmo alertado pelo seu tio Olavo de que não deve remexer o passado, Antônio decide enfrentar o homem que matou sua família: Domingos Bugreiro.

Para saber mais: https://www.instagram.com/polodecinemacriciuma/

UFSC INCoD TV Brasil EBC

TV UFSC | Canal aberto 63.1 (Sinal Digital) | Canal 15 da NET

Universidade Federal de Santa Catarina

Rua Dom Joaquim, 757 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88015-310

Administração: ufsctv@gmail.com

Fone: (48) 3721-2803 | (48) 3721-4179

TV UFSC + TV Brasil