07 DE novembro DE 2018
Assista na programação ao documentário “Anauê! O Integralismo e o Nazismo na Região de Blumenau”, neste sábado, 05/11, às 14h.
A TV UFSC reexibe neste final de semana o documentário “Anauê! O Integralismo e o Nazismo na Região de Blumenau”, a mais recente produção do cineasta catarinense Zeca Nunes Pires. A obra vai ao ar no sábado, 04/11, às 14h.
“Anauê” é resultado de vários anos de viagens e pesquisas em acervos de cidades do Vale do Itajaí e Vale do Itapocu, região de forte colonização alemã. O tema central são os movimentos Integralista e Nazista em Santa Catarina antes, durante e pós Segunda Guerra Mundial.
Um dos destaques do filme são as entrevistas com acadêmicos, protagonistas, moradores da região e militares, que falam sobre o que de fato aconteceu em Blumenau. É um retrato que contribui para se compreender o cenário dos dias atuais. “Com o filme, quero estimular a discussão sobre a importância do diálogo num momento em que a intolerância cresce em todo o mundo”, afirma Zeca Pires.
Para assistir ao documentário, basta sintonizar a TV UFSC pelo canal 63.1 na TV digital aberta e pelo canal 15 da NET. Confira o trailler:
:: Serviço
O quê: Documentário “Anauê! O Integralismo e o Nazismo na Região de Blumenau”
Quando: sábado, 04 de novembro de 2022, às 14min.
Como assistir à TV UFSC: canal aberto digital 63.1 e canal 15 da Claro TV.
:: Sobre o documentário
“Anauê! O Integralismo e o Nazismo na Região de Blumenau”
Ficha técnica do filme
Diretor: Zeca Pires
Duração: 107 min.
País: Brasil
Categoria: documentário
Classificação Indicativa: 12
Elenco: Édio Nunes Gringo Starr, Roberto Lacerda
Direção de Fotografia: Adenor Gouvea Filho
Montagem/Edição: Giba Assis Brasil, Jonatas Rubert
Som Direto: Adenor Gouvea Filho
Edição de som: Leandro Cordeiro
Trilha sonora original: Jorge Canto
Produção executiva: Maria Emília de Azevedo
Sinopse: O Estado de Santa Catarina foi colonizado em parte pelas etnias germânica e pomerana, que se localizaram na região do Vale do Itajaí. Uma animosidade, às vezes sutil, aconteceu entre os germânicos e os portugueses que colonizaram parte do litoral catarinense. Mas é com a Segunda Grande Guerra Mundial que todas essas diferenças vêm à tona na região, promovidas pela “Nacionalização” que, a partir de então, impõe aos descendentes, sobretudo os de origem alemã, um rigoroso regime de combate às ideias nazistas e integralistas que tendiam a se fortalecer naquele período histórico. O filme ANAUÊ traz à tona, por intermédio de depoimentos de acadêmicos, populares e militares, a discussão do que de fato aconteceu na região de Blumenau antes, durante e no pós guerra. Porém, ao discutir o passado da região de Blumenau, um assunto ainda mais pulsante se sobrepõe: a ideologia reacionária que se fortalece no momento atual no Brasil e no Mundo.