Primeiro Plano

Recordações: a UFSC chega aos 50 anos

O documentário conta a história do cinquentenário da Universidade Federal, produzido como Trabalho de Conclusão do Curso de Jornalismo. O trabalho resgata momentos interessantes, curiosos e emocionantes da história da criação e consolidação da universidade. Foram mais de 20 entrevistas com ex-alunos, professores e servidores em atividade e aposentados. “Recordações” mostra a primeira sede da UFSC, que funcionou na Rua Bocaiúva, no Centro, onde hoje está localizada a 14ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército. Guiado por um dos servidores mais antigos, Narciso Policarpo, o documentário apresenta em detalhes o prédio e o terreno que abrigou a Universidade durante a década de 60. Fatos importantes como a construção do campus no bairro da Trindade, a ditadura, as greves, a luta dos estudantes pela construção do Hospital Universitário também são abordados.