Primeiro Plano

Fragmentos de um Circuito Eletrônico

House, Progressivo, Brakbeat, Drum n’ Bass, Hard House, Tech House, Techno, Trance e Psy Trance. Estes são os estilos mais comuns em boates e casas noturnas brasileiras que tocam música eletrônica. No final da década de 80 e principalmente nos anos 90, esses ritmos eram exclusivos e faziam a cabeça de pessoas faziam acampamentos em lugares isolados, como fazendas, cachoeiras, morros e praias, as famosas Raves. O vídeo mostra como esta cultura se desenvolveu no Brasil e tudo que envolve a escolha dos lugares, os efeitos do som sobre as pessoas, as técnicas de cada dj e os estilos mais difundidos. Destaque para a história do dj Yasser Hanzi, que na época tinha 11 anos, e já era um dos músicos requisitados do circuito, respaldados por nomes como Rica Experience. “Fragmentos de um segmento eletrônico” ainda analisa o movimento de forma sociológica, as transformações culturais causadas pelos eventos que são realizados em cidades do interior de Minas Gerais, como Carrancas. Por meio dele, é possível conhecer um pouco deste mundo da música mixadas, das mesas de som, das batidas fortes e metálicas, dos acampamentos, da vida fora da rotina. O vídeo, de 2003, é o Trabalho de Conclusão de Curso de Jornalismo dos alunos Larissa Schmidt e Mateus Boing.