A Cor da Nossa Tela

Confira os episódios da série “A Cor da Nossa Tela”

A produção de artistas plásticos em Santa Catarina ganha destaque na programação da TV UFSC com a série “A Cor da nossa Tela”. São interprogramas com até 5 minutos de duração, que mostra o trabalho de artistas plásticos, sobretudo da área da pintura, em técnicas como pintura a óleo, grafite, aquarela e outros. Confira a seguir todos os episódios da série, que já estão na programação da TV UFSC:

:: Victor Meirelles

O historiador e curador Fernando Boppré fala sobre a obra de Victor Meirelles, destacando a relação do artista com a cidade onde nasceu.

:: José Maria Dias da Cruz

Filho do renomado escritor Marques Rebelo, José Maria Dias da Cruz explica como trabalha a cor em sua obra e como sua bagagem cultural se reflete na arte.

:: Meyer Filho

Este episódio aborda o início dos trabalhos do artista catarinense Meyer Filho. Narrado pela filha Sandra Meyer, o programa mostra também o crescimento e o reconhecimento do artista que foi conhecido como “Galo”.

:: Memorial Meyer Filho

O Memorial Meyer Filho é um espaço destinado a preservar a obra deste que é um dos principais artistas catarinenses. A iniciativa é da filha do artista, a professora da UDESC Sandra Meyer.

:: Mônica Priori

A artista mora há cerca de 20 anos num dos lugares mais bucólicos da Ilha, o Ribeirão. Lá cria sua expressiva obra, quase todas de gestos e sentimentos humanos por ela interpretados. O jornal serve tanto como suporte como fonte de inspiração.

:: George Peixoto

Peixoto revela sua alma nos seus quadros. A alegria que lhe é inerente está presente nas cores e nas formas de sua arte, ambas exuberantes.

:: Ivan de Sá

Ivan de Sá é um artista múltiplo, transita em diversas áreas como na gravura, pintura, serigrafia, cinema e design.
Morando a mais de 20 na Ilha de Santa Catarina, Ivan de Sá já se considera um ilhéu e sua obra é influenciada pela arte pop.

:: Janga

“Todo o artista deve ser um questionador do seu tempo”, Janga é um exemplo dessa reflexão que todo artista ter diante da arte e da vida e esse questionamento segundo o próprio artista serviu para ele crescer em sua obra artística. Janga tem uma trajetória multifacetada e é sobre isso que ele discorre neste episódio de “A Cor da Nossa Tela”:​

:: Domingos Fossari

Domingos Fossari (1914 – 1987), extraordinário artista com seu quadros a óleo, aquarelas, bico de pena e caricaturas. A luz de seus quadros parecem pintados com a magia da cor da Ilha de Santa Catarina. Detalhes de sua obra e do artista são revelados por sua filha, Carmen Fossari, Diretora de Teatro do DAC/UFSC.

:: Flávia Fernandes

Mesclando experiências com grafismos e cores, a partir de descobertas e vivências artísticas com gravura e pintura e chegando à monotipia, a artista Flávia Fernandes é a personagem deste episódio. Flávia fala também sobre a utilização criativa dessa técnica surgida no século 17, renovada pela arte contemporânea:

:: Martinho de Haro e o mural da UFSC

Neste segundo episódio sobre o artista Martinho de Haro, o foco é seu mural “Folclore e Indústrias de Santa Catarina”, localizado no prédio da Reitoria da UFSC. Seu filho Rodrigo de Haro explica que Martinho tentou sintetizar no painel os valores culturais do estado de Santa Catarina:

:: Rodrigo de Haro e o mosaico da UFSC

Neste episódio, Rodrigo de Haro fala sobre a construção do mosaico mais significativo de sua carreira, o que está localizado na parte externa do prédio da Reitoria da UFSC. Um dos depoimentos foi gravado durante a construção do mosaico, na década de 2000:

:: Chico Dias

Este episódio fala sobre o trabalho de Chico Dias (1906 – 1958), artista de Florianópolis quase esquecido pelo público. Dias teve clientes em todo o espectro social, que tiveram acesso a obras nos mais diversos formatos e temas:

:: Albertina Prates

A artista catarinense Albertina Prates explica que suas criações têm como ponto de partida um anseio, que vai tomando forma e se transforma em um conceito:

:: Patricia di Loreto

Este episódio mergulha nas cores das pinturas a óleo, desenhos, gravuras e colagens de Patricia di Loreto, artista plástica argentina que tem fortes ligações com Santa Catarina:

:: Rubens Ostroem

O artista plástico Rubens Oestroem fala sobre as questões que motivam sua arte, os suportes que utiliza e o que o desafia:

:: Eduardo Dias

A história do pintor Eduardo Dias (1872-1945) é contada por sua neta, dona Ivone Silveira Faria, que fala da convivência com o avô, que teve sua vida dedicada à pintura:

:: Larco

Pintor e cenógrafo argentino, Jorge Larco (1897-1967) esteve duas vezes em Florianópolis, retratando em aquarelas a paisagem, as pessoas e seu cotidiano na década de 1940:

:: Franklin Cascaes

Franklin Cascaes (1908-1983) dedicou sua vida a registrar e pesquisar as histórias e costumes açorianos na Ilha de Santa Catarina, contribuindo para preservar sua identidade cultural:

:: Martinho de Haro

Este episódio é um mergulho na obra de Martinho de Haro (1907-1985), um dos mais expressivos pintores modernistas brasileiros:

:: Sérgio Bonson

O centro de Florianópolis foi o cenário escolhido para se falar sobre a obra de Sérgio Bonson (1949 – 2005), cartunista e artista plástico que durante muitos anos retratou em aquarelas a paisagem urbana:

:: Átila Ramos

Neste episódio, o artista plástico Átila Ramos conta sobre a escolha do tema que tem marcado a sua obra, o Carnaval da Ilha. Engenheiro e professor da UFSC, Átila já retratou os antigos cinemas de rua de Florianópolis:

:: Elias Andrade

O artista que tem a praia como caderno de desenho. Elias Andrade nos fala sobre suas inspirações, como começou a pintar há 35 anos e como os temas foram mudando ao longo do tempo.

:: Paulo Gaiard

A base do trabalho de Paulo Gaiad é a memória. É a essência de processos de vida, que o artista vai recolhendo para depois transformar em sua obra. Fotografia, pintura, escultura são alguns dos suportes:

:: Marco Giacomelli

A arte abstrata do fotógrafo Marco Giacomelli surge a partir de experimentações em fotos digitais e analógicas.

:: Rodrigo de Haro

A delicadeza, a nobreza no expressar e as maravilhosas pinturas estão presentes no episódio sobre o artista Rodrigo de Haro:

 

:: Tércio da Gama
O colorido e o folclore ilhéu são valorizados na pintura do mestre Tércio da Gama, no episódio que homenageia esse grande pintor que pertenceu ao Grupo Sul:

:: Idésio Leal

O vigor criativo do artista ilhéu Idésio Leal pode ser admirado no endereço:

 

:: Eli Heil
A artista Eli Heil fala sobre seu processo criativo neste episódio da série “A Cor da Nossa Tela”:

:: Hassis

As cores e os traços da obra de Hiedy de Assis Corrêa, ou Hassis, são destaque neste episódio da série “A Cor da Nossa Tela”:

:: Vera Sabino

Neste episódio da série “A Cor da Nossa Tela”, Vera Sabino fala sobre ser artista em Florianópolis na década de 1970 e sobre a parceria com Beto Stodieck no Estúdio A2:

:: Willy Zumblick

Nascido em Tubarão, o artista autodidata Willy Zumblick é tema deste episódio da série “A Cor da Nossa Tela”:

 

Serviço
Como assistir: a TV UFSC pode ser sintonizada pelo canal 15 da NET (tv a cabo) e pelo canal 63.1 da TV digital na Grande Florianópolis (http://tv.ufsc.br).
Sobre “A Cor da Nossa Tela”A série é idealizada e dirigida pelo cineasta Zeca Nunes Pires, que coordena o Núcleo de Produção da TV UFSC. Participam da equipe a jornalista Laura Tuyama e as estagiárias, estudantes do Curso de Cinema da UFSC, Carol Morgan, Gabriela Augusto e Solana Llanes. A abertura é do editor e especialista em animação Érico Monteiro.
Mais informações:
Núcleo de Produção da TV UFSC
Zeca Nunes Pires
zknunespires@gmail.com
(48) 3721-4597

 

UFSC INCoD TV Brasil EBC

TV UFSC | Canal Aberto 63.1 | Canal 15 da Claro TV Grande Florianópolis

Universidade Federal de Santa Catarina

Rua Dom Joaquim, 757 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88015-310

Administração: ufsctv@gmail.com

Fone: (48) 3721-2803 | (48) 3721-4179

TV UFSC + TV Brasil