26 DE outubro DE 2018
Referência da música afro-barroca, o compositor Mateus Aleluia é o convidado do UFSC Entrevista
O programa vai ao ar nesta sexta-feira, 26 de outubro, às 21h30min
O UFSC Entrevista conversou com o músico e compositor Mateus Aleluia. Ele esteve na Universidade Federal de Santa Catarina no dia 22 de outubro para ministrar uma aula show no evento Epracuama, o Encontro de Práticas Culturais e das Artes de Matriz Africana.
Coordenado pela mestranda em Estudos da tradução (PGET/UFSC) Roberta Lira, o Epracuama é realizado pelo Coletivo Kurima – Estudantes Negras e Negros da UFSC e a Kurima Bantu Mulheres, e tem o apoio do Fórum das Artes Negras da Cena (FANCA), da coordenação do Curso de Artes Cênicas da UFSC. “O objetivo é trabalhar a questão cultural e a epistemologia afro-brasileira, para que se ampliem esses espaços dentro da universidade, que ainda não existe”, explica Roberta Lira.
Mateus Aleluia é natural da cidade de Cachoeiras, na Bahia. A cidade é conhecida por ser um lugar histórico do encontro da cultura africana e europeia. Também é marcada pela riqueza e diversidade da cultura popular. Mateus começou a carreira na música com o grupo Os Tincoãs, no qual todos os integrantes eram naturais da cidade de Cachoeiras. O grupo trazia em suas letras e melodias a marca da cultura africana.
Além da música, Mateus também se aventurou pelo mundo do cinema. Foi um dos protagonistas do filme “O milagre do Candyal”, que foi lançado em 2004 na Espanha. O filme proporcionou a parceria entre Mateus Aleluia e Carlinhos Brown, que juntos ganharam o prêmio GOYA na categoria melhor canção.
Quer conhecer mais sobre Mateus Aleluia? Não perca o UFSC Entrevista. A estreia será nesta sexta-feira, 26 de outubro, às 21h30 min, com reprise no sábado, 27 de outubro, às 10h30min. Para acompanhar, basta sintonizar a TV UFSC pelo canal 63.1 na TV digital aberta, pelo canal 15 da NET ou pelo Youtube.
Serviço
O quê: UFSC Entrevista com a músico Mateus Aleluia
Quando: sexta-feira, 26 de outubro de 2018, às 21h30. Reprise no domingo, 14 de outubro, às 13h45.
Como assistir à TV UFSC: canal aberto digital 63.1, canal 15 da NET e Youtube