Canal Memória

Fernando Delatorre e o MIS de Balneário Camboriú

Fernando Delatorre está montando um dos maiores acervos particulares de equipamentos de imagem e som do país. O acervo tem aproximadamente 500 peças entre lanternas mágicas, projetores e filmes de diversas bitolas (S8mm; 8 mm; 9,5 mm; 16 mm: 28,5 mm; 35 mm e 70 mm), filmadoras, fotômetros, coladeiras, máquinas fotográficas, lambe-lambe, gramofones, fonógrafo de Thomas Edson, rádios, televisões e muitas outras raridades.

Delatorre está construindo um edifício de 6 andares, em frente ao Cine Itália – também de sua propriedade e com capacidade para 700 espectadores – onde irá abrigar o Museu da Imagem e do Som em Balneário Camboriú.A família Delatorre tem uma tradição na paixão pela sétima arte. Seu pai Eduardo construiu o primeiro cinema do município, o Cinerama, com tecnologia para exibir películas em 70 milímetros.Em 1973, Eduardo Delatorre inaugurou um dos únicos cinemas drive-in do país. O Auto Cine, com capacidade para 350 veículos foi durante muitos anos a sensação de Balneário Camboriú. A tela do Auto Cine da altura de um prédio de 4 andares, foi destruída no ano passado quando o filho Fernando Delatorre tentava o tombamento do patrimônio pelo município de Balneário.

Cansado de buscar apoio em órgãos públicos, Fernando Delatorre está montando com recursos próprios um dos maiores acervos de imagem e som do Brasil. Visita obrigatória para qualquer cinéfilo ou estudante de cinema. Veja mais sobre o acervo do Fernando Delatorre em: www.misbc.com.br

“Canal Memória” é um programa destinado a nossa história. Com três a cinco minutos de duração, as exibições possibilitam refletir sobre momentos importantes da nossa vida, com um olhar especial para os catarinenses. A direção é de Zeca Nunes Pires. Edição e gravação por Jefferson Moreira e Anderson Brito.