Primeiro Plano

Cardápio de Boteco

O documentário de Victor Hugo Bittencourt retrata hábitos e histórias de bares e botecos brasileiros e as comidas preparadas e servidas nesses lugares. A narrativa apresenta clientes e donos de bares de Florianópolis, Vitória, Salvador e Belém, em seu local de trabalho ou divertimento. Os frequentadores relatam seus petiscos preferidos, seus comportamentos mais costumeiros, suas motivações e histórias relacionadas a cada boteco, enquanto os proprietários, que, em alguns casos, são os próprios cozinheiros, contam as histórias das receitas, dos estabelecimentos e do relacionamento com os clientes.

Entre os bares visitados em Vitória, Espírito Santo, estão o Boteco do João e o Bar do Ceará que tem mais de cinquenta anos de história na capital capixaba. Já em Salvador, o Boteco surpreende por seu salão sofisticado e sua ampla cozinha industrial. Em Belém, Pará, o escolhido foi o bar Meu Garoto e o destaque a cachaça. Na cidade de Florianópolis a visita aconteceu no tradicional Kibelândia e o tempero ficou por conta do famoso quibe, cru ou frito.

Seja o bar mais simples ou o mais sofisticado, os brasileiros não dispensam o Cardápio de Boteco, as bebidas como a cachaça de jambu, típica de Belém, as comidas, como a coxinha de caranguejo de Salvador, ou as intensas rodas de bate-papo.