19 DE setembro DE 2022

Revista ‘Texto & Contexto’ comemora 30 anos

Nos dias 19 e 20 de setembro, no Centro de Ciências da saúde

flyer-04-1Nos dias 19 e 20 de setembro, o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN) da UFSC comemora os 30 anos da Revista “Texto & Contexto” com a promoção de eventos online e presenciais durante à tarde. No primeiro dia haverá um workshop para discentes da Pós-Graduação com editores do periódico. O evento será transmitido neste link.

Para resgatar o histórico da revista, um documentário narra a história, a partir de depoimentos de pessoas que fizeram parte da criação, no ano de 1992 e as conquistas ao longo dos últimos 30 anos. Assista ao documentário.

Confira a programação:

19/09/2022 – 14h às 18h
Workshop para discentes da Pós-Graduação –  com Editores da Texto & Contexto

Evento online e presencial
Inscrições: http://inscricoes.ufsc.br/textocontexto

14h – Abertura

• Editora-Chefe Texto & Contexto, Dra. Elisiane Lorenzini, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

14h10 – Artigo científico – metodologia quantitativa

• Editora Texto & Contexto, Dra. Natália Gonçalves, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.
  • Editora Texto & Contexto, Dra. Glilciane Morceli, Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil.

15h10 – Artigos de estudos Metodológicos

• Editor Texto & Contexto, Dr. Clemente Neves de Sousa, Escola Superior de Enfermagem do Porto, Portugal.
  • Editor Texto & Contexto, Dr. Bruno Miguel Borges de Sousa Magalhães, Escola Superior de Saúde de Santa Maria, Portugal.

16h10 – Artigos de Revisão Sistemática

• Editora Texto & Contexto, Dra. Flavia Giron Camerini – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.
  • Editora Texto & Contexto, Dra.Gisele Cristina Manfrini, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.
  • Editora Texto & Contexto, Dra. Monica Motta Lino, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

17h10 – Artigo científico – metodologia qualitativa

• Editora Texto & Contexto, Dra. Melissa Orlandi Honório Locks, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.
  • Editora Texto & Contexto, Dra. Roberta Costa, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.
  • Editor Texto & Contexto, Dr. Jaime Alonso Caravaca-Morera, Universidad de Costa Rica, Costa Rica.

20/09/2022 – 14h às 18h
História, desafios e perspectivas futuras

Evento online e presencial

14h – Mesa de Abertura

14h10 Conferência – Política e gestão da editoração científica em enfermagem: desafios contemporâneos
Dra. Isabel Amélia Costa Mendes, Professor Emerita, USP
Coordenadora da Rede Ibero-Americana de Editoração Científica em Enfermagem (RedEDIT)
Moderadora: Profa. Dra. Monica Lino, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

15h – Mesa-redonda – Perspectivas futuras para autores, revisores e editores científicos

Moderadora: Profa. Dra. Ana Izabel Jatobá de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

• Publicação aberta de bancos de dados

Dr. Clemente Neves de Sousa, Escola Superior de Enfermagem do Porto, Portugal.

• Ações de editoração em periódicos científicos para o avanço da Ciência Aberta

Dr. Edgar Bisset Alvarez, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – UFSC; Editor da Revista Encontros Bibli

• Desafíos actuales (y futuros) de las revistas científicas en la materialización del derecho a la ciencia y su interlocución con el ciberespacio.

Dr. Jaime Alonso Caravaca-Morera, Universidad de Costa Rica, Costa Rica.

16h – 30 anos Revista da Texto & Contexto e Sessão de Homenagens

• Profa. Dra. Roberta Costa, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.
  • Profa. Dra. Mara Vargas, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Jantar comemorativo 30 anos (por adesão)

Mais informações: textoecontexto@contato.ufsc.br