04 DE março DE 2022

‘ELAS.LAB’: minissérie destaca mulheres pioneiras e cientistas

TV UFSC exibe primeiro episódio no dia 8, Dia Internacional da Mulher

elaslabNeste 8 de março, mais de 100 países celebram as lutas e conquistas das mulheres em diversos campos da sociedade. Para esta data tão representativa, a TV UFSC exibirá a primeira temporada da série “ELAS.LAB” na próxima terça-feira, dia 8, às 17h30. A produção, apresentada pelo Instituto AZMina, Ministério da Cidadania e Grupo Fleury, foca na trajetória profissional de três mulheres cientistas e pioneiras em suas áreas.

No primeiros episódio, você pode conferir o relato da bióloga Luciana Maria Silva, chefe do Serviço de Biologia Celular da Fundação Ezequiel Dias (Funed-MG), responsável pela criação do primeiro exame genético para prognóstico precoce de câncer de ovário.

Na sequência a farmacêutica Marilda de Souza Gonçalves, a primeira mulher, negra e não-médica diretora do Instituto Gonçalo Moniz (Fiocruz- Bahia), uma das maiores referências em Anemia Falciforme no Brasil. E ainda, a engenheira Fernanda Palhano que, no Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é responsável pela primeira pesquisa do mundo a estudar o uso da Ayahuasca para tratar depressão resistente a medicamentos.

Assista ao trailler.

O quê: 1ª temporada da série “ELAS.LAB”, primeiro episódio “Ela descobriu como ajudar mulheres com câncer de ovário”, com a bióloga Luciana Maria Silva.

Quando: terça-feira, 8 de março, às 17h30. Reprise no sábado, 12, às 11h.

Como assistir: TV UFSC – canal .1 da TV digital aberta ou no canal 15 da Claro/NET na Grande Florianópolis.