10 DE dezembro DE 2021

TV UFSC comemora 23 anos com a estreia de sua nova identidade visual

Programação de aniversário conta também com três obras do Instituto Câmara Clara

Neste 10 de dezembro, a TV UFSC comemora 23 anos de atividades e a novidade é a estreia a partir de sábado, 11/12, da sua nova identidade visual. “A TV UFSC já estava utilizando a marca anterior desde 2012 e, como queríamos lançar novos conteúdos, sentimos a necessidade de ter uma nova identidade visual, uma cara atualizada e mais jovem, para marcar este momento”, afirma o diretor da TV UFSC, Thesta Marques.

O projeto gráfico é de autoria do designer Andrei Krepsky de Melo, que atuou junto à TV e hoje faz parte da Coordenadoria de Design e Programação Visual (CDPV) da Agecom/UFSC.  “O processo criativo partiu da proposta de valorização do papel efetivo da TV UFSC: uma ponte entre a Universidade e a sociedade. ”, afirma Andrei.

Sobre as inspirações, o designer explica ter encontrado nas obras de arte cinética uma referência visual para o projeto. “O mundo e o espectador estão em constante mudança e novas interpretações são promovidas a todo o momento.  Encontramos nas obras de arte cinética referências de abordagens visuais que promovem uma abstração dessa constante mudança. Essas instalações artísticas, muitas vezes, possuem formas geométricas flutuantes e dinâmicas que promovem novas percepções ao espectador, propostas pelo movimento planejado das partes visuais e/ou pelo movimento do espectador no ambiente, explica.

“A questão da arte cinética foi uma grande sacada, dentro da pesquisa que envolveu toda a parte histórica e de referências”, afirma Airton Jordani, coordenador do CDPV/Agecom/UFSC. “Na arte cinética, várias coisas estão se mexendo, cada uma a seu tempo, e juntas compõem um grande movimento. Isso tem muito a ver com a proposta daquilo que se quer para a TV”.

O resultado pode ser conferido na programação, com um conjunto de vinhetas que marcam quatro áreas principais de tipos de conteúdos exibidos pela TV UFSC: artes, entrevistas, jornalismo e ensino.
nova_id_visual_TV_UFSC

Estreias na programação

Outro destaque deste aniversário da TV UFSC são novos conteúdos que estreiam na grade de programação neste sábado, 11/12. É a mostra Instituto Câmara Clara, com três obras que têm em comum paisagens da Ilha de Santa Catarina.

Às 13h, estreia o documentário “Armação Foto Sensível” (26min), dirigido por Daniel Choma, sobre histórias da praia da Armação, Florianópolis-SC. Lembranças de lugares, festas, ofícios e saberes, contadas em verso e prosa por personagens cativantes. Uma interação estética entre os sons e imagens latentes na memória de cada um.

Às 20h30, é a vez do documentário “Ribeirão Foto Sensível” (2018-2019, 60min). Com direção de Daniel Choma e Tati Costa, o filme apresenta narrativas de moradores e moradoras do Ribeirão da Ilha em torno de fotografias antigas da região registradas em sua maioria entre as décadas de 1940 e 1970 e levantadas e digitalizadas juntos a acervos públicos e privados.

Para fechar, às 21h40 entra na programação “Cartas ao vento” (11 minutos, 2021). O curta apresenta a história de Catherine, imigrante da França, que, durante uma quarentena de isolamento, escreve quatro cartas à sua mãe. Enquanto aguarda o reencontro que se aproxima, ventos, marés, cenários e sentimentos se transformam. Com o passar do tempo, ela percebe que o instante pulsa sempre a mesma mensagem.

O quê: estreia da nova identidade visual da TV UFSC
Quando: a partir de 11/12/2021

O quê: Mostra Instituto Câmara Clara
Quando: 11 de dezembro de 2021

. 13h – documentário “Armação Foto Sensível” (26min)
. 20h30 – documentário “Ribeirão Foto Sensível” (2018-2019, 60min)
. 21h40 – curta “Cartas ao vento” (11 minutos, 2021).