31 DE março DE 2021

Estreia programa 30 Minutos de Histórias

Produzido por estudantes da UFSC, aborda a História urbana de Florianópolis

Programa é produzido por estudantes do curso de História da UFSC

Estreia na TV UFSC a primeira temporada do programa 30 Minutos de Histórias, que traz entrevistas produzidas por estudantes do curso de História da Universidade Federal de Santa Catarina. O primeiro episódio vai ao ar nesta quinta-feira, 1º de abril, às 20h30min, com reprise no sábado, 3 de abril, às 7 da manhã.

As cinco entrevistas da primeira temporada tratam de temas relacionados ao ambiente urbano de Florianópolis. Os povos indígenas, os africanos e seus descendentes, as manifestações artísticas subversivas e os sujeitos marginalizados foram lançados ao primeiro plano como personagens e práticas incontornáveis para compreender as complexas camadas de tempos e de espaços que formaram e formam a nossa cidade.

Os temas e entrevistados desta primeira temporada são:

• Arqueologia em Florianópolis com Lucas Bueno.
  • O Projeto Santa Afro Catarina com André Passos.
  • Um olhar preto sobre a arte e a cultura em Floripa com Cia. Nosso Olhar.
  • Um olhar sobre o grafitti e a pichação com MARIA e LIXO.
  • A Penitenciária Pedra Grande e a cidade de Floripa com Lucas Baccin.

O programa 30 Minutos de História foi pensado e desenvolvido por bolsistas do Programa de Educação Tutorial de História (PET História), com a orientação do professor tutor Tiago Kramer de Oliveira. Em tempos tão difíceis para Florianópolis e para o país, o programa pretende demonstrar que a História pode contribuir para o pensar e o repensar da cidade e para a elaboração coletiva de perspectivas e projetos que apontem futuros possíveis para a reconstrução da democracia, com respeito aos direitos fundamentais, participação popular e inclusão social.

Fazem parte da equipe de edição: Acácio Garcez Carneiro, Alice Lopes de Souza, Érica Bruno Monteiro dos Santos, Guilherme Hoepers Ferraz e Helena Grieger Berton. O grupo de entrevistas é formado por: Alice Lopes de Souza, Ana Beatriz Bruggemann, Ana Luiza Goularti Brunel, Gabriela Araldi, Guilherme Hoepers Ferraz, Helena Grieger Berton, Kássia Rossi, Lívia Lourenço Matoso Galveias, Murilo Custódio dos Passos e Victória Pozzebon Scabora.

Para saber mais do PET História e acompanhar os lançamentos, siga nas redes sociais @PetHistóriaUfsc, ou mande um e-mail para <pet.hst.ufsc@gmail.com>.

:: Serviço

O quê: estreia do programa 30 Minutos de Histórias, primeiro episódio Arqueologia em Florianópolis, com Lucas Bueno

Quando: quinta-feira, 1/04/21, às 20h30min. Reprise no sábado, 3/04/21, às 7 da manhã.

Como assistir: TV UFSC – canal 63.1 da TV digital aberta ou no canal 15 da Claro/NET na Grande Florianópolis.

UFSC INCoD TV Brasil EBC

TV UFSC | Canal aberto 63.1 (Sinal Digital) | Canal 15 da NET