05 DE março DE 2021

TV UFSC: Sessão Cinema apresenta a Mostra Diretoras Pioneiras

Todos os sábados e domingos de março serão exibidos filmes realizados pelas primeiras diretoras da história do cinema

Alice Guy Blaché, a primeira diretora da história do cinema

Alice Guy Blaché, a primeira diretora da história do cinema

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a TV UFSC preparou uma programação especial para a Sessão Cinema nos finais de semana de março: a Mostra Diretoras Pioneiras. Os filmes vão ao ar aos sábados às 14h, com reprise aos domingos às 21h30.

É a primeira vez que a TV UFSC realiza uma mostra dedicada a diretoras de cinema. O objetivo é valorizar o protagonismo das mulheres na realização de filmes desde os primórdios da arte. Nesta edição da Mostra, serão exibidos médias e longa-metragens de quatro diretoras: Lois Weber, Germaine Dulac, Edith Carlmar e Ida Lupino. 

No entanto, para homenagear a primeira diretora da história, Alice Guy Blaché, a abertura da Mostra trará seu primeiro filme, o curta “A Fada do Repolho” (La Fée aux Choux). Considerada a mãe do cinema, Alice Guy Blaché estava presente na exibição do cinematógrafo dos irmãos Lumière, que na época era utilizado para registrar paisagens e o cotidiano. Alice logo se envolveu na criação de filmes e foi a primeira a utilizar a nova tecnologia para contar histórias. Em sua carreira, criou inovações na linguagem, dirigiu e produziu centenas de filmes e fundou sua própria companhia de cinema. O filme da abertura tem um minuto de duração e foi realizado em 1896. Confira neste sábado, 6/03, às 14h.

Além de diretora, Lois Weber foi roteirista, produtora, montadora, entre outras funções que exerceu na que iria se tornar indústria do cinema

Além de diretora, Lois Weber foi roteirista, produtora, montadora, entre outras funções que exerceu na que iria se tornar indústria do cinema

Na sequência, a programação traz o média-metragem de outra pioneira, a norte-americana Lois Weber. Diretora, roteirista, produtora e montadora, Lois Weber foi responsável por experimentos que resultaram em inovações técnicas que se tornaram referência. Seus filmes abordavam temas como a contracepção, a opressão feminina, o abuso de drogas e a prostituição. A Mostra apresenta seu filme “Sapatos” (Shoes, 1915), que trata das dificuldades de uma jovem em apoiar sua família com o baixo salário que recebe. Todo seu esforço vai para o aluguel e a comida, enquanto ela adia uma necessidade básica, a compra de um novo par de sapatos. A exibição será no sábado às 14h e reprise no domingo, 7/03, às 21h30.

A programação da Mostra Diretoras Pioneiras continua até dia 28 de março, sempre aos finais de semana. Acompanhe este resgate da história das mulheres no cinema. Para assistir a TV UFSC, basta sintonizar no canal 63.1 da TV digital aberta ou no canal 15 da Claro/NET na Grande Florianópolis.

:: Serviço

O quê: Abertura da Mostra Diretoras Pioneiras”, com “A Fada do Repolho” de Alice Guy Blaché e “Sapatos”, de Lois Weber.

Quando: Sábado, 6 de março de 2021, às 14h. Reprise no domingo, 7/03, às 21h30.

Onde: TV UFSC – canal 63.1 da TV digital aberta ou no canal 15 da Claro/NET na Grande Florianópolis.

 

UFSC INCoD TV Brasil EBC

TV UFSC | Canal Aberto 63.1 | Canal 15 da Claro TV Grande Florianópolis

Universidade Federal de Santa Catarina

Rua Dom Joaquim, 757 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88015-310

Administração: ufsctv@gmail.com

Fone: (48) 3721-2803 | (48) 3721-4179

TV UFSC + TV Brasil