06 DE novembro DE 2020

TV UFSC estreia neste sábado a série “Fragmentos Filosóficos”

Programa é uma iniciativa de professoras do Departamento de Filosofia da UFSC, , Franciele Bete Petry e Maria de Lourdes Alves Borges

Programa é uma iniciativa de professoras do Departamento de Filosofia da UFSC, Franciele Bete Petry e Maria de Lourdes Alves Borges

Falar sobre Filosofia e como ela faz parte das ações e decisões que tomamos no dia a dia: este é um dos objetivos do Fragmentos Filosóficos, novo programa que vai ao ar pela TV UFSC neste sábado, dia 7 de novembro, às 20h. A estreia faz parte da programação pelas comemorações dos 60 anos da UFSC.

Em Fragmentos Filosóficos, a cada episódio um convidado explica sobre um tema da Filosofia, relacionando com a vida e o cotidiano. A série é uma produção da TV UFSC junto com as professoras do Departamento de Filosofia da universidade, Franciele Bete Petry e Maria de Lourdes Alves Borges. A gravação e edição é de Jonatan dos Santos.

“Entendo que a Filosofia não precisa ser algo distante da vida das pessoas e não deve estar restrita à academia”, explica a professora Franciele. “A ideia do programa é mostrar como a Filosofia, geralmente associada a algo muito abstrato e sem utilidade, está intimamente conectada à vida das pessoas, às formas de pensar, agir e viver em sociedade. O programa, além de apresentar interpretações filosóficas sobre o nosso mundo, é um convite às pessoas a se aproximarem da Filosofia”, completa.

O tema de estreia é “A Ética em Kant”, com a professora Maria de Lourdes Alves Borges, que pela primeira vez fala sobre o tema em um programa totalmente dedicado à Filosofia na TV. “Considero que as pessoas sentem necessidade de analisar e interpretar o mundo”, explica a professora Maria de Lourdes. “A Filosofia oferece conceitos e argumentos que podem ajudá-las a compreender o seu tempo. Assim, vamos falar sobre ética e bioética, democracia e estado de direito, entre outros assuntos, de uma forma clara e acessível, para que essa tarefa crítica possa ser realizada por todas e todos”.

Com episódios de 8 minutos em média, o Fragmentos Filosóficos irá estrear novos episódios todos os sábados às 20h. Para acompanhar, basta sintonizar a TV UFSC pelo canal 63.1 na TV digital aberta, pelo canal 15 da Claro-NET. O conteúdo também estará disponível nas mídias sociais e no Youtube da emissora.

Serviço

O quê: estreia do programa Fragmentos Filosóficos, episódio “A Ética em Kant”, com a professora Maria de Lourdes Alves Borges.

Quando: sábado, 7 de novembro de 2020, às 20h.

Como assistir à TV UFSC: canal aberto digital 63.1, canal 15 da Claro-NET e Youtube da TV UFSC