03 DE novembro DE 2020

Semana da Dança UFSC será totalmente online e gratuita

Evento tem apoio da TV UFSC e ocorre de 16 a 22 de novembro. Na programação, estão espetáculos, oficinas, cursos, lives e imersões artísticas nas mídias digitais do projeto

Débora Zamariolli, organizadora do evento. Foto: Cristiano Prim

A Semana da Dança UFSC chega à sexta edição com formato totalmente online. O evento nos últimos cinco anos ocorria no Campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis (SC), mas teve que se adaptar aos novos tempos pandêmicos e interações corporais/digitais por conta do isolamento social. E repensado a partir da experiência humana à distância, na possível troca de conhecimentos, movimentos e espetáculos por meio das janelas virtuais.

Esta edição, confirmada para acontecer de 16 a 22 de novembro, é desafiadora e também enriquecedora para as organizadoras Débora Zamarioli e Vera Torres, responsáveis pela curadoria e coordenação geral do evento junto com a professora Maria de Lourdes Alves Borges, secretária de Cultura e Arte da UFSC (SecArte). O palco dos espetáculos e entrevistas será o canal oficial do projeto no Youtube, principal mídia de exibição do programa que conta com a participação de bailarinas/os de várias partes do País e outros continentes.

Vera Torres, organizadora do evento. Foto: Cristiano Prim

“Algumas questões, reflexões e desejos nos moveram na escolha de obras e artistas para esta edição. Convidamos artistas comprometidos com a dança, com a arte, com a sociedade, com o contexto político, com a pesquisa, com as memórias e histórias da dança e também abertos ao desafio dos novos modos de encontros e produções artísticas originadas no contexto da pandemia. Tivemos o desejo de promover articulações, modos de resistência e existência fundamentais para continuarmos vivendo a dança em contextos tão adversos”, comenta a dupla.

A 6ª edição da Semana da Dança UFSC é realizada pela Secretaria de Cultura e Arte da UFSC e Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (FAPEU). Tem apoio da TV UFSC, emissora onde serão transmitidos os espetáculos e vídeos-dança. E ainda parceria de conteúdo com o projeto Midiateca da Dança, que lança a série de quatro lives “Arquivos móveis: histórias da dança em SC”. As entrevistas vão abordar as memórias e relatos de artistas, pesquisadores e professoras convidados que atuaram e atuam no Estado. A agenda de oficinas, cursos, debates e imersões artísticas ocorrerá nas plataformas do Zoom e Google Meet. E as lives e espetáculos ficarão concentrados no canal da semana no Youtube.

O projeto é realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura ⁄ Artes – Edição 2019.

SERVIÇO:

O quê: Semana da Dança UFSC