15 DE maio DE 2020

“LGBTIfobia: saúde mental e violências” é tema de debate no Youtube da TV UFSC dia 18/05 às 18h

Evento é uma iniciativa da SAAD/UFSC

lgbti_fobia_live_cartazA Coordenadoria de Diversidade Sexual e Enfrentamento da Violência de Gênero (CDGEN), da Secretaria de Ações Afirmativas (SAAD/UFSC), promove nesta segunda-feira, 18 de maio, às 18h, a quarta edição do evento “Cura ou Não Cura?”, através de um debate ao vivo pelo Youtube.com/tvufsc sobre o tema “LGBTIfobia: saúde mental e violências”.

Participam o professor Luiz Mott (UFBA), historiador, antropólogo, pesquisador e um dos mais conhecidos ativistas brasileiros em favor dos direitos civis LGBTI, e a psicóloga Marcelle Esteves, vice-presidente da ONG Arco-Íris do Rio de Janeiro. O debate será mediado pela professora Grazielly Alessandra Baggenstoss, do Centro de Ciëncias Jurídicas da UFSC e membro da Comissão de Direito Homoafetivo e Gênero da OAB/SC.

Sobre o Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia. A data foi instituída em 17 de maio de 2004 para chamar a atenção para a violência, discriminação e preconceito passado por pessoas lésbicas, gays, bissexuais e transgênero (LGBT), e por vezes também usado para com os mesmos objetivos incluir pessoas intersexo e pessoas com expressões de gênero diversas. A data de 17 de maio foi escolhida especificamente para comemorar a decisão da Organização Mundial da Saúde em 1990 de desclassificar a homossexualidade como um distúrbio mental da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID), uma das primeiras grandes conquistas da comunidade e do ativismo LGBT+. Atualmente, a data é assinalada em mais de 130 países, incluindo 37 onde relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo são ilegais. Milhares de iniciativas, grandes e pequenas, são relatadas a nível global.

Sobre o evento “Cura ou Não Cura?” – É uma iniciativa realizada desde 2017 pela UFSC, para dar visibilidade e ampliar as discussões sobre a LGBTfobia. O nome do evento deve-se ao fato de naquele ano (2017) estar em pauta no cenário brasileiro a cura da homofobia. Devido ao grande sucesso da primeira edição, ele foi institucionalizado tornando-se um evento anual, sempre alusivo ao 17 de maio. O nome inicial foi mantido, tendo em vista que a luta pela despatologização da homofobia é contínua, pois mesmo que a ciência não a considere patológica, no senso comum esta ideia ainda se perpetua. A cada edição é trabalhada uma temática diferente sempre com enfoque na luta contra a homofobia.

Este ano, diferente das outras edições e em função da pandemia da Covid-19, será no formato de debate ao vivo pelo Youtube. Inscreva-se em Youtube.com/tvufsc e ative as notificações para receber o alerta do início do evento. E participe conosco!

:: Serviço:

O quê: Evento “Cura ou Não Cura?”, com o debate ao vivo sobre “LGBTIfobia: saúde mental e violências”

Quando: 18 de maio de 2020, segunda-feira, às 18h

Onde: Youtube.com/tvufsc