08 DE junho DE 2018

Diálogo: Getúlio Manoel fala sobre a pesca como resistência cultural

Diálogo traz uma entrevista com Getúlio Manoel, que foi uma das principais lideranças comunitárias em Florianópolis

Pescador, músico, militar aposentado e líder comunitário, Getúlio Manoel era um símbolo de resistência da cultura tradicional em Florianópolis. Na praia do Campeche, seu rancho de pesca ficou famoso por abrigar, além da canoa e das redes, iniciativas culturais como oficinas de música, aulas de capoeira e exibição de filmes. Essa diversidade, esse entrelaçamento cultural era a marca das ações do seu Getúlio, que faleceu no dia 31 de janeiro de 2018.

No mais recente episódio, a série Diálogo traz uma conversa com seu Getúlio, que fala sobre  a pesca da tainha, a vida em comunidade e a amizade de seu pai com o escritor Antoine de Saint-Exupéry. A estreia é neste sábado, 9 de junho de 2018, às 18h, com reprise no domingo, às 14h30min.

Cedida à equipe de Zeca Nunes Pires, esta entrevista foi realizada pelo cineasta argentino Sergio Stocchero, que está produzindo um documentário sobre a pesca da tainha. O projeto tem previsão de estreia em 2019 e é apoiado pelo Departamento Artístico Cultural da UFSC e pela Universidad Nacional de Villa María, de Córdoba (Argentina).

A série Diálogos vai ao ar pela TV UFSC e seu objetivo é entrevistar personalidades sobre diversas questões da atualidade, como meio ambiente, cultura, história e política, entre outros. É dirigida por Zeca Nunes Pires e coordenada pela professora Ana Lice Brancher, com edição da acadêmica do curso de Cinema da UFSC, Fernanda Fachin.

O quê: estreia da entrevista com Getúlio Manoel para a série Diálogo

Quando: sábado, 9 de junho de 2018, às 18h, com reprise no domingo, às 14h30min

Como assistir: TV UFSC, canal aberto digital 63.1, pelo canal 15 da NET e também no Youtube