11 DE maio DE 2018
Corredor das Águas: movimentos sociais articulam-se durante o Fórum Alternativo Mundial da Água
A participação de movimentos sociais no Fórum Alternativo Mundial da Água é destaque da programação da TV UFSC, com a estreia do novo episódio de interprogramas “Corredor das Águas”. A produção é coordenada pelo professor Luiz Fernando Scheibe e dirigida pelo cineasta Zeca Pires que, junto com a equipe da Rede Guarani/Serra Geral, participaram do evento em Brasília.
Entre as entrevistas realizadas, o especial traz um depoimento de Jairo Mozart, do Conselho Indígena dos Índios Urbanos do Distrito Federal. Ele explica o significado espiritual da água para o seu povo e denuncia o aumento de casos de câncer nas comunidades indígenas, devido ao consumo de água poluída.
O especial também traz ativistas, que falam sobre o impacto do agronegócio e das corporações nas reservas hídricas. Também destacam a necessidade de articulação entre os povos atingidos.
O Fórum Alternativo Mundial da Água ocorreu entre os dias 17 e 22 de março de 2018. A iniciativa é um contraponto ao “Fórum Mundial da Água”, evento promovido pelo Conselho Mundial da Água (WWC), com apoio de entidades do governo brasileiro e patrocínio de grandes corporações como Nestlé, Coca-Cola e Dow Chemical.
Sobre a série “Corredor das Águas”: é uma produção veiculada pela TV UFSC desde 2014 que mostra a importância da conservação dos recursos naturais, com ênfase na água, no mundo atual, a partir da realidade catarinense. Faz parte do projeto “Corredor das Nascentes”, uma parceria entre a TV UFSC e a Rede Guarani/Serra Geral.