26 DE abril DE 2018
Documentário “O valor da roça” retrata desafios da agricultura tradicional
Um grupo de agricultores que se une para manter viva uma tradição. Este é o tema do documentário que a TV UFSC traz em destaque no final de semana. “O valor da roça – Saberes tradicionais e cuidados no uso e conservação da floresta” retrata os esforços de um grupo de agricultores de Biguaçu (SC), para conservar seu modo tradicional de uso da terra – a roça de toco.
A estreia é no sábado, 28 de abril, ao meio dia. A reprise será no domingo, 29 de abril, às 14h30. A TV UFSC pode ser sintonizada pelo canal 15 da NET (tv a cabo) e pelo canal 63.1 da TV digital na Grande Florianópolis (http://tv.ufsc.br).
“Antes era igual a um bandido. Vinha da roça e não podia chegar em casa com seu trabalho”, explica a agricultora de Biguaçu, Maria Iracema da Silva Pereira. Ela e outras 18 famílias fazem parte da Associação Valor da Roça, que desde 2013 incentiva a roça de toco, aliando agricultura e a conservação da floresta.
Construída de forma participativa, a Associação é composta por agricultores familiares de Biguaçu-SC que atuam no sistema de roça de toco ou em sistemas agroflorestais. Os produtos comercializados pela Associação são: aipim, banana, farinha, beiju e carvão.
Ficha técnica
“O valor da roça – Saberes tradicionais e cuidados no uso e conservação da floresta”
Um documentário por Carol Gómez, Chico Duarte e Felipe Sales
Imagens: Carol Gómez, Chico Duarte e Felipe Sales
Roteiro: Carol Gómez, Cíntia Uller, Reney Dorow
Edição: Chico Duarte
Arte da capa: Otávio
Duração: 12’40”
:: Exibição:
Estreia: sábado, 28/04, 12h
Reprise: domingo 29/04, 14h30
Como assistir: canal 15 da NET (tv a cabo) e pelo canal 63.1 da TV digital na Grande Florianópolis