06 DE abril DE 2018

Documentário “Audácia” conta histórias dos presos na Operação Barriga Verde

audacia_chico_pereiraNeste final de semana, o destaque na TV UFSC é a exibição do documentário Audácia (2009, 52min.), do cineasta Chico Pereira. Por meio de relatos de memórias e entrevistas, a obra conta a história dos presos políticos da Operação Barriga Verde, que ocorreu entre os anos 1975 e 1977. Audácia vai ao ar no sábado, 7 de abril, às 17h30, com reprise no domingo, 8 de abril, às 12h30.

O cenário principal é a antiga Colônia Penal Urbano Salles, em Canasvieiras, local que recebeu as mais de 40 pessoas perseguidas pelo governo militar por serem ligadas ao Partido Comunista Brasileiro, entre elas o ex-professor da UFSC Marcos Cardoso Filho.

audacia_chico_pereira2Na obra, Chico Pereira faz um relato em primeira pessoa, contando fatos da história de sua família, que teve que se exilar no período. Dois outros protagonistas do documentário são Júlio Serpa e Edgard Schatzmann, que falam sobre a dor, o isolamento e também sobre o relacionamento humano dentro da colônia penal.

Também partilham suas histórias vários protagonistas que na época eram ligados ao movimento estudantil na UFSC, como Luiz Carlos Cancellier de Olivo, Marize Lippel e Celso Martins, que viveram de perto a experiência traumática da violência da ditadura civil-militar.

Audácia – ficha técnica:
Ano: 2009. Gênero: documentário. Direção: Chico Pereira. Coprodução: Zuleica Campagna, Preview Televisão e Cinema, TV Cultura de Santa Catarina, Associação Brasileira de Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (Abepec).

O quê: Exibição do documentário “Audácia”

Quando:

– Sábado, 7 de abril de 2018, 17h30min
– Domingo, 8 de abril de 2018, 12h30

Como assistir: A TV UFSC pode ser sintonizada pelo canal 15 da NET (tv a cabo) e pelo canal 63.1 da TV digital na Grande Florianópolis (http://tv.ufsc.br).