29 DE março DE 2018

TV UFSC exibe documentário sobre Higino Pio, vítima da ditadura civil-militar

higino pio2A TV UFSC exibe neste final de semana o documentário “Higino Pio – Verdade Revelada”, dirigido por Antônio Robson Dias. A obra traz depoimentos sobre a vida e a morte do primeiro prefeito eleito de Balneário Camboriú (SC). Higino João Pio foi assassinado no período de Ditadura Civil Militar de 1964 e teve sua morte recentemente revisada pela Comissão Estadual da Verdade Paulo Stuart Wright.

O documentário vai ao ar no sábado, 31 de março às 17h30, com reprise no domingo, 1º de abril, às 12h30. As datas foram escolhidas em memória às vítimas do Golpe de 1964.

De acordo com os realizadores, uma das motivações para realizar o documentário foi em função da Comissão Estadual da Verdade. “Percebemos que seria possível abordar sua história com amigos próximos que residem em Balneário Camboriú e mostrar a todos que o que estava sendo revelado era o que todo mundo já sabia”.

Outro motivo foi que no ano da realização do documentário, em 2014, comemoravam-se os 50 anos de Balneário Camboriú e, consequentemente, da posse de Higino Pio como primeiro prefeito eleito pelo município.

:: Ficha técnica

Higino Pio – Verdade Revelada
Ano: 2014
Direção: Antônio Robson Dias
Produção: Dagma Castro
Direção de fotografia: Thiago Dias e Diogo Ramos
Som direto: Thiago Dias e Diogo Ramos
Edição e montagem: Thiago Dias e Robson Dias

:: Serviço

O quê: Exibição do documentário “Higino Pio – Verdade Revelada”

Quando:

– Sábado, 31 de março de 2018, 17h30min
– Domingo, 1º de abril de 2018, 12h30

Como assistir: A TV UFSC pode ser sintonizada pelo canal 15 da NET (tv a cabo) e pelo canal 63.1 da TV digital na Grande Florianópolis (http://tv.ufsc.br).