26 DE agosto DE 2016
Reportagem mostra as causas dos desaparecimentos em SC
Vídeo foi produzido por alunos do curso de Jornalismo da UFSC
Trabalho de conclusão do curso de Jornalismo da UFSC e produzido num formato de grande reportagem em vídeo, “Quando você voltar” mostra as principais causas e desfechos de desaparecimentos registrados em Santa Catarina, em especial na Grande Florianópolis, nas últimas décadas. Dados do Ministério da Justiça apontam que cerca de 200 mil pessoas desaparecem por ano no Brasil, muitas delas sem deixar vestígios.
Em Santa Catarina, cerca de três mil casos são contabilizados anualmente (42,7% envolvendo crianças e adolescentes). A partir desses dados, a produção destaca o tema por meio de dados informativos e histórias de pessoas que tiveram ou têm algum membro da família desaparecido, um problema social amplo que envolve milhares de cidadãos todos os anos.
A ideia do trabalho, segundo os produtores, é entender quais as mudanças geradas na rotina dessas famílias, contando histórias que já foram solucionadas e outras que ainda permanecem sem conclusão. Além disso, são apresentados alguns aspectos da busca realizada pela polícia e como funcionam os mecanismos criados para sistematizar os dados de desaparecimentos ocorridos no Brasil.
Confira os demais horários de exibição no site.